Pular para o conteúdo principal

PUBLICADO EM

24/11/2014

ATUALIZADO EM

12/02/2015

Como organizar uma festa de aniversário infantil

Está pensando em comemorar o aniversário do seu filho com uma festinha em casa? Confira algumas ideias para ajudar na organização e na decoração
Como organizar uma festa de aniversário infantil
Aline Gomiero

Escrito por

Aline Gomiero

Você se lembra daquelas festinhas de aniversário à moda antiga, quando os pais decoravam a casa toda, enchiam balões, preparavam lembrancinhas e comidinhas para os convidados? Se você acha que isto saiu de moda, saiba que a novidade é resgatar os aniversários comemorados em casa, em que a criança é, literalmente, a protagonista da festa - e não só mais uma convidada das festinhas em bufês.

A organizadora de festas Maria Estela Curioni, de São Paulo, da Caraminholando, revela que o segredo é montar uma comemoração que fuja do senso comum. "A criança precisa sentir que sua festa é exclusiva, que tudo foi feito de acordo com que ela gosta", diz. Isso inclui desde a escolha do convite, passando pela alimentação, decoração, recreação até as lembrancinhas. Apesar de serem mais trabalhosas, as festas em casa oferecem muitas vantagens. A principal é a liberdade de escolha, permitindo definir tudo de acordo com o gosto e o estilo da criança. Letícia Alencar, que mantém empresa de festas com seu nome, também em São Paulo, reforça que pais e filhos devem se envolver na produção da festa. "O importante é que pais participem ativamente dos detalhes da festa, expondo seus anseios, assim como as crianças", opina.

E das duas, uma: ou você contrata um serviço especializado que toma conta de tudo para a comemoração ou assume toda a produção, o que exige atenção e tempo. Para ajudá-la, as especialistas na área dão dicas práticas e eficientes. Tome nota:

Local da festa
A festinha personalizada deve ser feita em ambiente familiar: seja no seu quintal, na casa da avó ou no apartamento de outro parente. Lembre-se: quanto mais espaço disponível, melhor será o clima da festa. Se a comemoração for ao ar livre, é sempre melhor prever chuva e deixar preparada cobertura ou local alternativo.

Tema da festa
A escolha do tema é uma das etapas mais importantes. Estela conta que, antes de decidir como vai pensar a decoração, ela conversa com o aniversariante, presta atenção no que ele realmente gosta e deseja ver na festa. "A criança precisa sentir que sua opinião é muito importante. Afinal, a festa irá homenageá-la, certo?" Qualquer item pode virar tema, desde a cor predileta, um desenho que represente algo e até o filme ou brinquedo favoritos. "Usar brinquedos que são da própria criança na mesa acrescenta um significado enorme à festa", exemplifica Estela. Importante: o desejo atendido deve ser o dos pequenos - os pais só estão autorizados a decidirem sozinhos em festas de 1 e 2 anos. "Normalmente, os pais gostam de festas que remetam à sua infância, como: Chapeuzinho Vermelho, cachorros famosos, brinquedos vintage etc. Já as crianças preferem coisas que estão mais relacionadas ao dia a dia, como chá de bonecas, bailarinas, personagens de filme, futebol etc", revela Letícia.

Animação
Em uma festa em casa, o que não pode faltar são brincadeiras criativas. Antes de organizar o roteiro de atividades, leve em conta a idade do aniversariante e dos convidados. Se preferir, contrate monitores para ficarem de olho da molecada. As crianças só devem parar de brincar em dois momentos da festa: na "hora do lanche" e no "parabéns". Sugestão: peça para o seu filho ajudar a selecionar as músicas que mais gosta. Só não coloque o som muito alto, ok? E anote as brincadeiras que não podem faltar: pular corda, pular elástico, pega-bandeira, pega-pega e amarelinha.

Convites

A escolha um modelo de convite bonito é muito importante, trazendo todos os dados pertinentes ao evento, além de uma sutil referência ao tema. "O convite deve ser deslumbrante, onde o convidado pense: 'Esta festa eu não posso perder' ", defende Letícia. Os modelos feitos com scrapbooking ou papel craft são os mais pedidos atualmente. Além de darem ideias de tema e decoração, as crianças podem ajudar na confecção e na entrega de convites. Elas vão adorar ajudar!

Cardápio
O uso de copos, talheres, pratos e garrafas descartáveis é o mais recomendado, inclusive para evitar pequenos acidentes. O cardápio deve ser definido de acordo com o horário da festa e a quantidade de convidados. Como referência, lembre-se de que crianças e idosos consomem menos que adultos e jovens e considere que duas crianças equivalem a um adulto. Se a festa ocorrer à tarde, ofereça lanches e salgados variados e aposte em comidinhas saudáveis, como minicozidos, pães de queijo, salada de frutas e sucos naturais. Durante a festa, estipule o "horário do lanche", para certificar que todas as crianças irão comer. "Você pode tanto organizar um piquenique com os convidados, quanto separar minimesinhas para os pequenos", sugere Estela. As crianças são ansiosas, querem brincar o tempo todo e só vão parar para comer se todos os amiguinhos fizerem o mesmo.

Ah! Festinhas "domésticas" são também perfeitas para resgatar bolos e docinhos mais antigos, como o bolo gelado (aquele embrulhado com papel alumínio), gelatininhas coloridas, brigadeiro, bicho-de-pé, cajuzinho e beijinho. Se quiser dar um ar moderno à festa vintage, aposte em deliciosos cupcakes.

Lembrancinhas

A lembrancinha oferecida aos convidados precisa estar à altura da festa. Fique atenta para a harmonia e sintonia com o tema escolhido, o acabamento, a segurança e o tipo de material utilizado. Uma ideia interessante é, durante a festa, fazer uma oficina de lembrancinha, ou seja, cada convidado pode preparar o seu próprio presentinho. "Se a festa tiver o tema de Super-Homem, os convidados podem fazer as capas de super-heróis. Ou se o tema for princesas, as meninas podem montar suas próprias bonecas de pano", sugere Letícia.
Se quiser minimizar seu trabalho, há empresas que produzem lembrancinhas personalizadas, como saquinhos com doces, potinhos com brinquedos, bisnaguinhas de brigadeiro etc.

Check list
Faça sempre uma checagem de tudo com antecedência. Sua festa não pode ir por "água abaixo" em função de pequenos detalhes. Já imaginou, no auge do agito, faltar papel higiênico no banheiro ou fósforo para acender a velinha? Ah! Nem pense em não carregar a bateria da máquina fotográfica. Você precisa registrar este momento único, não é mesmo? E outra dica preciosa: certifique-se de que seu filho tenha uma boa noite de sono antes da festa. Para poder curti-la, ele precisa estar descansado e de bom humor.

Pós-festa
O bom das festas em casa é que não têm hora para acabar - comemorações em bufês têm duração média de 4 horas. Tente arrumar um tempinho para curtir também o pós-festa "Para as crianças, é importante ver a família reunida no fim da festa. Elas ficam superfelizes, começam a abrir os presentes e relembram tudo o que aconteceu durante o dia", opina Estela. É nesta hora que os pais param e pensam: vale, sim, a pena organizar uma festinha em casa para os filhos.

Vote nas finalistas do 21º Prêmio CLAUDIA

Revelação

  • Alessandra Orofino
    Alessandra Orofino

    Esta à frente de uma ONG que conecta pessoas interessadas em solucionar problemas no Rio de Janeiro

  • Raquel Helen Santos Silva
    Raquel Helen Santos Silva

    Destaca-se por criar projetos de empoderamento e por conseguir apoio internacional para as causas feministas

  • Samantha Karpe e Letícia Camargo Padilha
    Samantha Karpe e Letícia Camargo Padilha

    Desenvolveram uma cobertura para ruas e estradas mais resistente, econômica e sustentável que a convencional

Negócios

  • Cristina Junqueira
    Cristina Junqueira

    Criou o Nubank, cartão de crédito que pode ser administrado pelo celular, dispensa o banco e não tem anuidade

  • Mariana Alves Madureira
    Mariana Alves Madureira

    Trabalha para impulsionar o desenvolvimento econômico de lugares pobres estimulando o potencial turístico

  • Carla Renata Sarni
    Carla Renata Sarni

    Criou uma rede de consultórios que oferece tratamento odontológico a um custo acessível na periferia

Políticas Públicas

  • Heloísa Helena de Oliveira
    Heloísa Helena de Oliveira

    Monitora e argumenta com políticos para alterar projetos de lei que não favorecem os jovens do Brasil 

  • Maria Clara de Sena
    Maria Clara de Sena

    Única transexual no mundo no cargo de Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura, luta pelos direitos LGBTs 

  • Paula Johns
    Paula Johns

    Fundadora da Aliança de Controle do Tabagismo + Saúde, batalha para controlar o tabagismo  

Consultora NATURA Inspiradora

  • Juthay Nogueira
    Juthay Nogueira

    Promove ações para evitar que os jovens entrem para o tráfico de drogas, em uma comunidade de Belo Horizonte

  • Nilcimar Maria Silvestre dos Santos
    Nilcimar Maria Silvestre dos Santos

    Fundou uma associação que apoia vítimas de agressão doméstica e estimula o empreendedorismo 

  • Rozimere Santos Oliveira Souto
    Rozimere Santos Oliveira Souto

    Líder que organiza a produção agrícola e o empreendedorismo entre as mulheres, no Sertão da Paraíba

Trabalho Social

  • Marineide Silva
    Marineide Silva

    Criou uma ONG para ensinar corrida para mais de 500 crianças e adultos no bairro mais violento de São Paulo

  • Brigitte Louchez
    Brigitte Louchez

    Está à frente de uma ONG que luta para combater a exploração sexual de crianças e jovens em Fortaleza, no Ceará

  • Mônica Azzariti
    Mônica Azzariti

    A fonoaudióloga prepara policiais para que resolvam ocorrências nas favelas sem violência, evitando conflitos

Ciências

  • Adriana Melo
    Adriana Melo

    Especialista em medicina fetal comprovou a relação entre infecções por zika em e as malformações em bebês

  • Eliana Abdelhay
    Eliana Abdelhay

    Desenvolve pesquisas a fim de melhorar os prognósticos de doenças graves e agiliza o diagnóstico de câncer

  • Thelma Krug
    Thelma Krug

    Restringe o desmatamento nas florestas e emissão de poluentes, responsáveis pelas mudanças climáticas

Cultura

  • Anna Muylaert
    Anna Muylaert

    Diretora do filme Que Horas Ela Volta?, aqueceu a discussão sobre a exploração do trabalho doméstico no Brasil

  • Mari Corrêa
    Mari Corrêa

    Realiza oficinas de cinema em aldeias do Xingu e ensina os índios a registrar sua cultura, história e hábitos

  • Panmela Castro
    Panmela Castro

    Imprime sua arte em murais e performances e oferece oficinas para prevenir a violência contra as mulheres 

  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
    Se a Miss Brasil deve ser a embaixadora da beleza brasileira, por q...
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
    Em rara aparição, Eva, filha de Angélica e Luciano Huck, comemor...
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
    Underboob: mostrar a parte de baixo dos seios é a nova mania entre...
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
    Kéfera: como a youtuber adotou novos hábitos saudáveis e emagrec...
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
    22 celebridades mostrando que dá para ser chiquérrima sem alisar ...
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
    O que acontece quando... você fica 21 dias sem glúten, açúcar, ...