Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Cresce o número de maridos que ficam em casa cuidando dos filhos

Enquanto elas trabalham, eles arrumam a casa e cuidam dos filhos... Cada vez mais homens estão assumindo as tarefas domésticas e até se empolgando com isso.

Por Aline Gomiero
Atualizado em 28 out 2016, 00h33 - Publicado em 4 Maio 2014, 22h00

Todos os dias o pai acorda cedo, prepara o café da família e apressa as crianças para elas não se atrasarem para aula. Ele também faz compras no supermercado, lava a roupa, se preocupa com o lixo acumulado e com o que os filhos vão comer no jantar. Já sua esposa passa o dia inteiro no trabalho.

Histórias assim estão se tornando cada vez mais comuns. Homens com idade entre 25 e 35 anos, fazem parte da primeira geração que efetivamente assume as tarefas domésticas. Um estudo publicado no jornal The New York Times mostra que o número de pais que hoje ficam em casa cuidando dos filhos já passou de meio milhão nos Estados Unidos. Eles estão divididos em dois grupos distintos: o primeiro de homens que não optaram por esta vida, mas ficam em casa por estarem desempregados ou afastados do trabalho. E no outro, estão aqueles que escolheram esse estilo de vida, que já representam 1 em cada 5 pais americanos. No Brasil, ver o pai varrendo ou pilotando um fogão também já não parece estranho para muitas crianças. Segundo dados do IBGE, uma em cada quatro casas já é sustentada pela mulher. Muito desse quadro se deve ao fato de a esposa ter um emprego melhor e inverte a relação de dona do lar com o marido.

Com a experiência de treze anos cuidando de três filhos, o inglês Edmund Farrow decidiu ajudar esses homens que, como ele, por opção ou necessidade, assumem o papel de “donos-de-casa”. No guia online Dad’s Dinner, ele posta pequenos contos épicos que retratam sua batalha diária com os filhos e as tarefas. Para ele, que também ator do livro Kids, Cuddles & Caffeine (Crianças, Chamegos e Cafés, em português), a única maneira desse novo formato de relação funcionar em harmonia é na base da conversa. Reunimos dicas tiradas dos livros do autor de como as mulheres podem apoiar os homens que decidiram ficar em casa. 

Elogie as iniciativa

Nem todos arrumam a casa da mesma forma. Mas o importante é considerar  a organização e o esforço dele.

Continua após a publicidade

Respeite o ritmo e o método dele

Ele vai ter que descobrir por si mesmo como deve ser a agenda da casa. Sugestões sobre como fazer as tarefas são bem-vindas, mas, no final, ele deve fazer do jeito que acha melhor.

Ajude sempre que for possível

Você mais do que ninguém sabe o quanto é exaustivo passar o dia com crianças correndo de um lado para o outro. Que tal fazer uma troca? Ofereça-se para ficar um pouco com as crianças e no final de semana, divida as tarefas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.