Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Ensaio “Ciclos do Feminino” registra as 7 fases da vida de uma mulher

Há muito mais coisas na nossa trajetória do que entre o céu e a Terra: é o que assegura o delicado projeto fotográfico idealizado pelas lentes da fotógrafa brasiliense Grazi Ventura

Por Débora Stevaux (colaboradora)
Atualizado em 28 out 2016, 01h34 - Publicado em 31 jul 2016, 07h00

Há muito mais coisas na trajetória de uma mulher do que há entre o céu e a Terra. A adaptação do bordão pode parecer exagero, mas não é: o que assegura é o delicado projeto fotográfico Ciclos do Feminino, que surgiu no início deste ano pelas lentes da fotógrafa brasiliense, catarinense de coração, Grazi Ventura, de 38 anos. 

Grazi Ventura
Grazi Ventura ()

Leia também: Série fotográfica mostra como é diferente a vida de pessoas que moram em apartamentos idênticos. 

Grazi foi diretora de atendimento em uma das mais conceituadas agências publicitárias do país, a DM9DDB. Também é formada em fotografia pela Universidade Concórdia, no Canadá – curso feito durante os cinco anos que passou no país – numa tentativa bem-sucedida de buscar uma profissão que a fizesse se sentir mais plena e feliz com seu ofício

Grazi Ventura
Grazi Ventura ()

Nesse período, passou a retratar mulheres, ao lado de sua amiga e também fotógrafa Betina Abrão, numa iniciativa idealizada pelas duas intitulado Flora Photography. Casou-se, deu à luz a uma filha e passou a buscar qual enquadramento do ramo fotográfico a representaria mais.

Grazi Ventura
Grazi Ventura ()

Leia mais: Fotógrafa combate depressão tirando fotos incríveis de gatos​. 

Foi em uma palestra do especialista em fotografia de casamento, Renato D`Paula, ministrada na 3ª edição da Feira Fotografar, em São Paulo, que o insight surgiu: é a intensidade da crueza e da naturalidade na fotografia documental que a provoca mais

Continua após a publicidade

Grazi Ventura
Grazi Ventura ()

Veja também: Série fotográfica estonteante retrata infância sem TV e Internet.

“Impressionei-me com o poder da linguagem das imagens de contarem uma história, o que foi uma paixão adormecida em mim por muitos anos“, conta Grazi: “Registrar as diversas realidades intrínsecas ao nosso universo é uma experiência instigante e encantadora – as vivências de uma mulher, os vários períodos da sua vida, as dores e as do seu ser.”

Grazi Ventura
Grazi Ventura ()

Leia mais: Fotógrafo iraniano retrata meninas menores de idade condenadas à morte.

A escolha do número de ciclos não foi ao acaso: “Há sete anos, duas coisas mudaram a minha vida como mulher para sempre: tornei-me mãe e fotógrafa. Ambas as transformações foram o pontapé inicial para uma jornada de auto-conhecimento em direção ao meu centro, buscando valores e características muito intensas e femininas dentro de mim“, explica. 

Grazi Ventura
Grazi Ventura ()

Veja também: Em ensaio emocionante, fotógrafo transforma crianças com câncer em criaturas fantásticas​. 

Continua após a publicidade

Fragmentado em 7 partes, o projeto retrata os ciclos que subdividem a nossa trajetória: Infância, representada pelos cliques de sua pequena Isabela de 7 anos; Adolescência, protagonizada por Beatriz, de 16 anos, filha de sua coach Mariana Kogwell; Fase Adulta, com fotos de sua irmã Giulia de 28 anos; Gestação, retratada pelo cesárea de Barbara, que deu vida a Luis Augusto; Maternidade, com as fotos de Daniella Finotti e sua família de 7 filhos com idades entre 3 e 17 anos; Maturidade, representada por uma CEO de uma grande empresa e, por fim, Terceira Idade, que será realizada com fotos de sua mãe, Rita de Cássia Ventura, avó de três pequenos e chef de cozinha especializada em culinária infantil. 

Grazi Ventura
Grazi Ventura ()

Leia mais: Ensaio mostra a reação das paquistanesas sobre lei que incentiva a violência doméstica​. 

Em um mundo em que a maioria dos registros fotográficos são enaltecidos pelo seu grau de artificialidade e produção, acompanhar durante um dia inteiro o cotidiano de uma mulher que possui a árdua tarefa de cuidar de 7 filhos e registrá-lo, sem glamurização ou mistificação, é um ato de coragem.

Continua após a publicidade
Grazi Ventura
Grazi Ventura ()

Veja também: Fotógrafo retrata vida das mulheres durante e após a guerra.

“A fotografia documental é uma oportunidade de materializar uma história, por isso há a necessidade de um cuidado e respeito extremo no meu trabalho; quando olho para elas, também estou olhando para mim, lembrando do bife à milanesa da minha avó, das histórias que meu pai me contava ao me ninar”, arremata Grazi. 

Grazi Ventura
Grazi Ventura ()

As fotos que ilustram a matéria fazem parte do Ciclo Maternidade e registram a rotina de Daniella Finotti, mãe de 7 filhos. 

.
. ()

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.