Mães ensinam 5 maneiras de acalmar e garantir conforto aos bebês

Aprenda com outras mães os melhores jeitos de acalmar as crianças e deixá-las sempre à vontade

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 07/10/2010 em

Claudia

um conteúdo de

Mães ensinam 5 maneiras de acalmar e garantir conforto aos bebês

Conversar, fazer carinho e brincar com o bebê são maneiras de acalmá-lo
Foto: Think Stock

Em geral, a chupeta ou o polegar é suficiente para o bebê relaxar. Mas, há sempre aqueles dias em que a criança está mais irrequieta e agitada. Nesses momentos, a mãe deve manter o autocontrole e a calma para conseguir equilibrar o ambiente.

Relaxe o bebê antes do sono
"Antes de colocar a Luiza na cama, eu já começo a deixá-la tranquila. Dou banho para relaxar, vou para a sala, ponho uma música de ninar e leio uma historinha. Daí diminuo a luz e ofereço a mamadeira. Pego, então, a boneca da naninha e ela entende que é hora de dormir. Ela dá tchau para os brinquedos, eu a coloco no berço e saio do quarto."
Cibele, 32 anos, fotógrafa, mãe de Luiza, 1 ano e 5 meses 

Faça carinho para acalmar
"A Iara fica quietinha quando faço carinho na testa dela. Deslizo o indicador suavemente e repetidas vezes entre as sobrancelhas, do meio da testa até a ponta do nariz. Passar os dedos em movimentos circulares pela cabecinha ou fazer massagem com o polegar e o indicador no lóbulo das orelhinhas dela também ajuda a acalmá-la."
Carolina, 26 anos, bióloga, mãe de Iara, 1 ano 

Converse com o bebê
"Sou budista e percebi que minha filha gosta de me ouvir quando faço as orações ou recito mantras. Assim, se ela está mais agitada, pego no colo e repito muitas vezes o mantra da compaixão: "om mani päme hum" ou escolho outro. Isso traz uma sensação de paz não só para ela mas para mim também."
Sarita, 45 anos, economista, mãe de Lorena, 5 meses 

Coloque música calma
"A Marina é uma criança agitada. Se ela começa a fazer manha demais ou está muito ansiosa, principalmente à noite, não adianta tentar brincar, ler historinhas ou conversar. Nós duas ficamos mais nervosas. Eu a coloco no carro e saio para dar umas voltas. Escolho uma música clássica suave e fico calada. Algumas rodadas no quarteirão são suficientes para que ela se aquiete e, em seguida, adormeça. Deixar a casa por alguns minutos ajuda a romper o stress tanto dela quanto meu."
Débora, 36 anos, empresária, mãe de Marina, 1 ano e 6 meses 

Se precisar, massageie
"Após o banho do Leonardo, faço shantala, uma massagem especial para relaxar os bebês que aprendi durante a gravidez. Passo um óleo calmante, que ajuda a dormir, e vou percorrendo todo o corpo dele com movimentos suaves. A massagem no peito, por exemplo, melhora a respiração. Além de fazer bem para o bebê, é um contato muito prazeroso entre mãe e filho."
Raquel, 32 anos, veterinária, mãe de Leonardo, 9 meses