Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

O que a criança consegue fazer sem ajuda em cada idade

Mas lembre-se: cada uma pode ter o seu próprio ritmo

Por Larissa Purvinni (colaboradora)
Atualizado em 27 out 2016, 22h50 - Publicado em 26 nov 2015, 14h36

Comer

Em geral, aos 7 ou 8 meses. A criança pode começar a participar das refeições assim que conseguir se sentar sozinha, tiver capacidade de trocar objetos de uma mão para outra e explorá-los com a boca. Dê a ela uma colher adequada à idade (como as de silicone) ou um pedaço de alimento que ela possa chupar.

Escovar os dentes

Por volta de 1 ano e meio, a maioria das crianças pode ensaiar a escovação com pasta sem flúor e escovas adequadas para a idade (lembrando que a higiene bucal deve ter início bem antes, feita por quem cuida do bebê). Por volta de 3 ou 4 anos, seu filho já tem mais autonomia. Mas você deve supervisionar a escovação até uns 8 anos (ou até mais, se a criança for daquelas que escova rapidinho para voltar a brincar).

Arrumação de seu quarto

A partir de 1 ano e meio ou 2 anos a criança já pode fazer arrumações simples, como guardar brinquedos em um cesto. Um jeito de convencê-la é transformar a organização em brincadeira. Por volta dos 4 anos já será capaz de arranjos maiores, desde que o quarto seja bem adaptado: ela deve alcançar as prateleiras, gavetas e armários sem risco de se machucar. Lembre-se de respeitar a forma como seu filho acomoda as coisas dele.

Usar talheres

Entre 1 ano e meio e 3 anos, dependendo da criança. Essa habilidade exige um maior desenvolvimento da motricidade fina. De modo geral, as crianças conseguem usar o garfo (de pontas arredondadas) por volta dos 3 anos, mas com vigilância de um adulto, que deve também cortar os alimentos para ela. A partir dos 4 anos, facas sem corte podem ser usadas para levar o alimento até o garfo.

Vestir-se

A partir de 2 anos, dê a seu filho peças fáceis de colocar, como calça de elástico e camiseta sem botões. Os pais devem ajudar, mas estimular que a criança faça o que consegue sem auxílio. Vestir-se sem ajuda, só por volta de 3 ou 4 anos. Fazer o próprio prato Aos 4 ou 5 anos, a criança é capaz de se servir (fazendo uma certa sujeira) se a comida estiver colocada na mesa. Porém, estudos indicam que, quando elas preparam o prato sozinhas, as refeições tendem a ser menos nutritivas. Fique de olho.

Continua após a publicidade

Tomar banho

Aos 4 ou 5 anos, desde que um adulto esteja perto. É importante que os produtos de que a criança necessita estejam ao seu alcance, para evitar que tente escalar os móveis. A água deve ser temperada sempre por um adulto. Tomar banho sozinha, só a partir dos 6 anos.

Fazer a própria cama

Uma criança de 4 ou 5 anos já tem capacidade neurológica e motora de fazer a cama à sua maneira. Trocar lençóis, só a partir de 8 ou 9 anos.

Lavar a louça

Por volta dos 5 anos pode lavar objetos de plástico, mas sempre com um adulto por perto já que as pias não são adaptadas (um banquinho estável pode ajudar). Lavar louça de uso da família, apenas por volta dos 8 ou 9 anos, pois é necessário um nível maior de cuidado e coordenação motora para manusear a louça escorregadia sem risco de acidentes.

Fazer a própria lancheira

Aos 5 anos, partindo do pressuposto de que os lanches estejam ao alcance da criança, que ela já tenha sido orientada sobre a forma como deve prepará-lo, que as comidas já estejam embaladas e sejam de fácil manuseio.

Continua após a publicidade

Amarrar o próprio sapato

Só aos 5 ou 6 anos. O ato envolve maturidade neurológica, coordenação motora fina aprimorada, capacidade de sequenciação de movimentos, além de treino e repetição. É uma grande conquista!

Para o futuro

Ir sozinha à escola ou a outro local próximo

Por volta dos 12 anos, a maioria das crianças já tem desenvolvimento neurológico e psicomotor para se cuidar e tomar decisões, podendo então ir à escola ou a locais próximos sozinha. Pode até mesmo usar transporte público para esses percursos já conhecidos.

Ficar sozinha em casa por algumas horas

O Código Penal brasileiro, em seu artigo 133, considera abandono de incapaz crime. Como uma pessoa só é considerada parcialmente capaz de atos da vida civil aos 16 anos e totalmente aos 18 anos, pode haver problemas ao deixar os filhos sem supervisão antes disso.

Continua após a publicidade

Pegar ônibus ou metrô

Se for para encontrar o caminho, ter capacidade para tomar decisões em caso de adversidades, o recomendável é a partir dos 16 anos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.