Como usar azulejos na decoração

Use azulejos na decoração e garanta uma casa mais charmosa

Usar azulejos na decoração não é apenas prático. Muito charmosos, eles personalizam qualquer ambiente. Aqui, quatro exemplos de composições certeiras

 

Como usar azulejos na decoração

Tome cuidado com a manutenção do adesivo. Use apenas um pano úmido para limpar
Foto: Christian Parente

Novos ares
Dá para modernizar a casa sem quebrar a parede. Os adesivos para revestimentos, como os da In House usados nesta copa, são colados sobre o azulejo velho. Outra ideia são os ladrilhos hidráulicos de plástico reciclado, da Duo Design Studio, que podem ser colados sobre qualquer superfície lisa. As duas opções não são recomendadas para áreas úmidas e duram, em média, três anos.

 

Para evitar infiltrações, é preciso caprichar no rejunte. Ele impede que a água penetre entre as peças
Foto: Christian Parente

Mosaico mágico
Para o arquiteto Fabio Galeazzo, o revestimento colorido e diferente ajuda a dar um toque de arte aos lugares de uso rotineiro. Assim, Fabio elaborou uma pia charmosa, além de funcional. A dica é misturar os azulejos sem repetir padrões. “Deixe a harmonização acontecer ao acaso”, diz o expert. Faça assim: compre as peças em cemitérios de azulejos – lojas que reúnem sobras e coleções antigas – (cada uma custa entre R$ 3 e R$ 6), espalhe no chão e brinque até encontrar um desenho que a agrade. Fotografe e use a imagem como um mapa na hora de fixá-las.

 

Como usar azulejos na decoração

Os azulejos com estampas geométricas conferem toque vintage à sala
Foto: Christian Parente

Objeto de desejo
Estilosa, a mesa lateral com tampo de azulejos é uma ótima pedida para alegrar ambientes clássicos. A arquiteta Clélia Regina Ângelo (SP) ensina como fazer: “Aplique os azulejos numa base que você pode encomendar para o marceneiro ou serralheiro”. Mas lembre-se que a arte só funciona em mesas que não são usadas para escrever.

 

Como usar azulejos na decoração

A composição certa de azulejos garante uma decoração charmosa
Foto: Christian Parente

Ousadia pura
O patchwork feito com cores parecidas é perfeito para separar os ambientes. Nesta sala, as peças no teto e na parede servem para delimitar a área de jantar. A composição perfeita dos azulejos não foi à toa: a arquiteta Carla Dichy usou o kit da Pavão Revestimentos, que já vem com o mosaico pronto. Mas você pode criar o seu. Observe as cores e as formas dos objetos da sua sala e monte o painel combinando.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s