Fica bonzinho que mamãe já vem!

Alguns animais ficam impossíveis quando deixados em casa sozinhos. Veja como controlar as estripulias deles

Fica bonzinho que mamãe já vem!

Alguns animais simplesmente não aceitam
a idéia de ficarem sozinhos
Foto: Dreamstime

É só pegar a bolsa para sair que o cachorro começa a rodear e coloca o rabinho entre as pernas. Do lado de fora, dá para ouvir latidos e unhas raspando na porta. Meia hora depois, quando você volta para casa, vê um cenário de guerra: as almofadas estão babadas, o tapete foi todo roído, e o mocinho ainda vem dizer “oi” fazendo um xixizinho de alegria.

É rir para não chorar… Parece birra, mas no fundo isso é uma doença chamada ansiedade de separação. “Na maioria dos casos, a culpa é do dono”, comenta a veterinária Fernanda Fragata. A culpa é nossa? Mas amor em excesso faz mal?

Com ajuda de Fernanda, elaboramos uma lista para lhe ajudar a controlar essa ansiedade do seu bichinho.

1. Se seu cão acompanha você por todos os cômodos da casa?

DICA DA VETERINÁRIA
Seu cão precisa ser independente. Mesmo que ele já seja adulto, estimule-o a brincar sozinho e a ficar em outros cômodos onde você não está (sem ter de fechar as portas). Evite passar o dia todo com ele no colo. Isso o fará sentir muito mais a sua falta quando você precisar se ausentar.

2. Você costuma sair “escondida” e fazer a maior festa quando volta?

DICA DA VETERINÁRIA
Um erro comum dos donos é tornar a saída uma coisa triste e a chegada, uma festa. Faz bem para o nosso ego, mas não para o bicho. Transforme sua saída em diversão, escondendo biscoitos pela casa. Se o cão estiver dormindo, não o acorde para se despedir. Ao retornar, ignore-o por alguns minutinhos.

3. Quando está fora, você deixa uma luz acesa ou o rádio da sala ligado?

DICA DA VETERINÁRIA
Esses são bons truques para que seu bicho fique menos triste quando você estiver fora. Imite a sua rotina: não adianta deixar o rádio ligado se você não costuma ouvir música!

4. Você diz coisas como “Fica quietinho” ou “Mamãe já vem”?

DICA DA VETERINÁRIA
Evite agir de maneira muito diferente antes de sair. Cães com ansiedade de separação percebem quando o dono está aflito. Isso aumenta a agitação e o estresse do animal.

5. Você tira a caminha dele do local de sempre e a coloca perto da porta de entrada?

DICA DA VETERINÁRIA
Não mude de lugar a caminha. Crie um cantinho especial, com água, comida e brinquedinhos. Você deve colocar essas coisas ao longo do dia, sem que ele perceba. Quando o cão estiver angustiado, vai correr para esse refúgio.

6. Quando volta para casa e vê o estrago que o bicho fez, você grita ou fica brava com ele?

DICA DA VETERINÁRIA
Não adianta brigar com o animal. Ele não vai relacionar a bronca ao que fez horas atrás. Além disso, o cachorro pode associar a bagunça a ter você de volta. Se seu cão pudesse falar, diria: “Tá certo que eu levei uns cascudos, mas pelo menos meu dono está aqui comigo”. Cruel demais, não?

7. Você já pensou em adotar outro bicho para fazer companhia ao seu cão?

DICA DA VETERINÁRIA
Se o cachorro passa muito tempo sozinho, que tal trazer um outro animal para ser o amiguinho dele? Experimente levar o cachorrinho de um colega ou amigo para passar um dia com vocês e observe o comportamento do seu bicho. Se eles brincarem, vale a pena adotar um novo amigo. Se pintar encrenca, é melhor deixar seu peludo reinando sozinho.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s