Limpeza animal!

Manter um bichinho em casa exige higiene constante. Veja as melhores maneiras de garantir seu lar sempre perfumado

Limpeza animal!

Limpeza animal!
Foto: Dreamstime

Cachorro
· Local do banheiro
Um lugar no quintal ou num canto sem muita circulação de pessoas pode servir de banheiro para seu cão. Mas não basta selecionar o local. É preciso ensiná-lo a fazer as necessidades lá. Para isso, há uma alternativa simples: forre a área com jornal e leve-o para esse espaço sempre que urinar em outro local. Em pouco tempo, ele estará treinado! 

· Limpeza esperta
Com uma pá, recolha a sujeira do jornal e jogue no vaso sanitário ou num saco de lixo. Usando uma luva, remova o papel e prepare-se para higienizar o chão. Junte um copo (americano) de água sanitária com 5 litros de água, passe e seque com um pano. Faça isso pelo menos uma vez ao dia para evitar odores ruins. A limpeza do xixi é bem parecida com a anterior. Use luvas e limpe com a mistura de água sanitária e água. Enxagüe com água e seque.

· Sujeira no carpete
Se a sujeira for em tapetes ou carpete, combata primeiro o odor, adicionando meio copo (americano)de vinagre branco em um balde com água. Esfregue com uma escova de cerdas duras e deixe secar. Finalize passando um pano com removedor.

· Casa e pote de comida e água
Lave a casa de seu amigo com água quente a cada dois meses. Limpe também os recipientes com água quente e sabão.

Gato
Cada bichano deve ter sua própria caixa de granulado sanitário, vendida em pet shops, onde ele fará as necessidades. Recolha os dejetos diariamente e troque os grãos uma vez por semana. Para facilitar o trabalho, forre a caixa com jornal e, na hora de limpar, retire a folha com a areia. Você pode até deixar um mesmo recipiente para dois ou mais gatos, mas lembre-se de trocar a areia com freqüência maior, ao menos duas vezes por semana.

· Cheiro bom
Resista à tentação de borrifar aromatizador de ambiente perto do banheiro do gato. Além de correr o risco de ele não gostar do odor e abandonar a caixa, a mistura pode ficar ainda pior. Para deixar a casa com cheiro de perfume no ar, há três passos a seguir:
1) Coloque o recipiente em um local onde haja pouca circulação de pessoas e com boa ventilação.
2) Lave-o regularmente, com bastante água e sabão e seque com um pano.
3) Polvilhe no fundo uma camada fina de bicarbonato de sódio, vendido em supermercados. Só depois cubra-o com a areia ou o granulado absorvente. Troque quando o cheiro ruim começar a dar os primeiros sinais.

Hamster
Ponha jornal na base da gaiola e troque-o a cada dois dias. Na ocasião, limpe as grades com álcool. Você também pode comprar serragem em pets shops e colocar no canto onde os animais urinam e remova quando estiver suja. Uma vez por mês, lave as rodas e as grades com água e sabão. só não se esqueça de secar bem antes de devolver o bichinho.

Pássaro
Diariamente, retire a folha de jornal que cobre a bandeja da gaiola. Aproveite para fazer a limpeza dos potinhos: lave o prato e o bebedouro com água fervente. Não use sabão, pois os pássaros são muito sensíveis! Uma vez por semana, acomode-o em outro local e, nas grades, passe um pano com álcool. Não use produtos à base de amoníaco, que podem fazer mal ao animal.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s