9 dicas para manter um casamento feliz

Veja como manter o seu relacionamento feliz, dia após dia. Desfrute de momentos alegres com o seu parceiro

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 01/11/2011 em

M de Mulher

um conteúdo de

9 dicas para manter um casamento feliz
Beatriz Levischi

Ter um objetivo de vida comum aos dois ajuda a estreitar os laços que ligam o casal
Foto: Getty Images

 

Quem vive uma história amorosa duradoura não só pode como deve mudar suas atitudes de vez em quando - e incentivar o companheiro a mudar também

1. Incentive o carinho e a gentileza

Como? Observe os gestos amáveis de seu parceiro e retribua com um sorriso ou um agradecimento.

Por quê? Agir com delicadeza estimula futuras gentilezas. Só não adianta exagerar: estudos indicam que relacionamentos de sucesso respeitam a proporção de cinco elogios para uma
crítica, em média.

2. Tire do quarto o que "rouba" seu tesão

Como? Comece pela TV. A cama é um espaço sagrado para a intimidade, não deve ser associada a nada que diminua o desejo.

Por quê? Cientistas constataram que os casais que aboliram a TV do dormitório passaram a transar duas vezes mais.

3. Mentalize a união

Como? Nunca durma chateada com o homem que a conquistou, mesmo que ele esteja errado. Antes de apagar as luzes, relembre alguns dos melhores momentos de vocês dois e liste mentalmente todas as qualidades dele.

Por quê? Pesquisas comprovam que essa mentalização ameniza desapontamentos e desejos de vingança, tendo sido apresentada em evento da Organização das Nações Unidas como estratégia para se alcançar a paz mundial.

4. Recorde os bons momentos

Como? Coloque em uma caixa tudo o que reacenda a lembrança do começo de namoro ou dos primeiros anos de casamento. Vale incluir cartas, fotografias, ingressos de cinema, de shows, cartões-postais, bugigangas mil.

Por quê? Olhar para objetos que remetem a tempos felizes faz o sentimento retornar.

5. Transe mais

Como? Faça o "sacrifício" de comer um quadradinho de chocolate meio amargo uma vez por dia (não vale passar disso!). Várias pesquisas revelam que o doce deixa as mulheres sexualmente mais ativas.

Por quê? Chocolate estimula o cérebro a produzir dopamina, a substância do amor que liberamos durante um orgasmo.

6. Pratique a respiração havaiana

Como? Todo mundo sabe que bater boca desgasta a relação, mas não é fácil ficar quieta, certo? Da próxima vez que ele tirar você do sério, use a técnica dos havaianos: inspire pelo nariz durante um segundo e expire pela boca durante dois, dizendo "rá" (bem baixinho) enquanto o ar sai dos pulmões.

Por quê? Esse exercício simples deixa você mais centrada, desligando a resposta do corpo ao estresse.

7. Convide para uma caminhada

Como? Escolha um parque sossegado e passeiem juntinhos, de mãos dadas.

Por quê? Sem paredes nem limites, a consciência do que está ao nosso redor aumenta. Além de deixar vocês abertos um para o outro, a beleza do cenário fará com que ambos se sintam mais conectados. Sem contar que é quase impossível ficar de mau humor em meio à natureza, não é mesmo?

8. Encoraje as diferenças

Como? Quando um casal reclama que o fogo da paixão apagou, é porque as diferenças entre eles acabaram sufocadas pela rotina ou por brigas frequentes. Convença seu marido a resgatar amigos e passatempos da época em que vocês não se conheciam ou a se aventurar por áreas que você não domina (nem pretende dominar). Faça o mesmo consigo mesma.

Por quê? Quanto mais fizerem coisas diferentes, menor a chance de terminarem sentados em frente à tevê sem assunto novo para conversar.

9. Definam um sonho em comum

Como? Qualquer casal normal faz um monte de planos, mas eles costumam ser atropelados pela correria cotidiana ou pelos objetivos que envolvem os filhos. A cada início de ano, portanto, pensem em uma "loucura" para ser realizada a dois. Vale conhecer outro lugar do país, aprender uma nova língua ou matricular-se em um curso de dança.

Por quê? Refletir sobre o futuro é uma das formas mais eficazes de prolongar a felicidade conjugal, pois significa que vocês pretendem continuar juntos por muito tempo.