Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

A diferença entre jardim francês e jardim inglês

Conheça estilos francês e inglês de jardinagem e escolha o que tem mais a ver com você

Por Amanda Figueiredo
Atualizado em 28 out 2016, 06h45 - Publicado em 22 set 2011, 22h00

A chegada da primavera é um excelente pretexto para quem quer investir em um lindo  jardim.  Dois dos estilos de jardinagem mais famosos – e charmosos – são o jardim francês e o inglês. Apesar de igualmente elegantes, os dois tipos são bem diferente quanto à técnica e também nas plantas cultivadas. A arquiteta e paisagista Erica Ochoa explica as particularidades de cada modelo e dá dicas para quem quer ter um em casa.
 

A diferença entre jardim francês e jardim inglês

Foto: Divulgação

Jardim francês
Segundo Erica, o jardim francês surgiu com o estilo renascentista do século XVII, época em que os jardins passaram a assumir o papel de complemento da arquitetura monumental, sempre usando acessórios como chafarizes, lagos, fontes, estatuas e pérgolas em sua estrutura. “Uma característica fundamental do jardim francês é a topiaria, que é a poda escultural das vegetações. As linhas retas, a simetria, a perspectiva e a organização também são alguns pontos fundamentais desse estilo”, explica a paisagista.

Apesar do estilo francês ter como característica a monumentalidade, Erica acredita que o modelo pode ser adaptado para espaços pequenos. “Podemos usar algumas ideias dele, como simetria e toparia, e caracterizar uma pequena área como um jardim francês”, garante.

Sugestões de plantas
Tuias, rosas e topiarias com buxinhos, viburnos ou murtas.*

Continua após a publicidade

 

Foto: Divulgação

Jardim inglês
Erica conta que o jardim inglês surgiu após o francês e derrubou os parâmetros do estilo renascentista. Seus jardins são mais românticos e não querem interferir na natureza, preservando a sinuosidade e o livre desenvolvimento das espécies. “Suas formas são livres e as espécies se desenvolvem naturalmente, sem podas, formando maciços coloridos com flores variadas ou grupos isolados de arvores ou arbustos, sem simetria ou ordem”, diz Erica.

Sugestões de plantas
Qualquer espécie (não tropical) que possa se desenvolver naturalmente, sem podas, como árvores em geral, gerânios, jasmim, lavanda, margaridas e agapantos.*

Continua após a publicidade

*Pela grande diversidade de clima no Brasil, a paisagista sugere que se preste atenção na adaptação de cada espécie na hora de escolher as plantas e flores que vão compor o seu jardim.

Erica Ochoa – Arquitetura de paisagem

 

Confira fotos de belos jardins pelo mundo e se inspire

A diferença entre jardim francês e jardim inglês

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.