Fui mãe aos 43 anos

Eu achava que a falta de menstruação se devia à menopausa, mas era gravidez

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 31/10/2008 em

M de Mulher

um conteúdo de

Fui mãe aos 43 anos
Isabel Baeta

Eu, a Claudia de 39 anos e minha caçula
Ana Paula, de 29 anos
Foto: Arquivo pessoal

Foi uma romaria na minha família quando souberam que eu estava grávida. O motivo de tanta curiosidade foi a minha idade: 43 anos. O resultado é que todo mundo queria ver a minha barriga, acho que pra confirmar se a gravidez era pra valer mesmo.

A minha filha mais velha já tinha 16 anos quando as minhas regras pararam de vir. Fui ao médico crente que tinha entrado na menopausa, até porque tomava pílula anticoncepcional. Imagine a surpresa quando o doutor me disse que eu estava grávida! Fiquei orgulhosa e preocupada ao mesmo tempo, pois nunca tinha ouvido falar de um caso assim. O médico me explicou que é raro uma mulher ainda ser fértil nessa idade, mas não é impossível.

Apesar do susto, tive uma gravidez saudável. A Ana Paula nasceu no tempo certo e de parto normal, assim como os meus outros três filhos. Por ironia, logo depois que dei à luz entrei na menopausa.

Meus filhos mais velhos me ajudaram muito a tomar conta da Ana Paula. A Claudia, então, largou as bonecas para brincar só com a irmãzinha. A diferença de idade entre as duas é de dez anos. Já a Ângela, que tinha 16, gostava mais de dar banho e de levá-la ao parquinho.