Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

O que seu filho tem a aprender com o caráter inclusivo do esporte

Brincando, a criança desenvolve o respeito, a tolerância e a cooperação

Por Estúdio ABC
Atualizado em 21 jan 2020, 16h40 - Publicado em 4 dez 2015, 14h28

Quando se trata do desenvolvimento social e psíquico da criança, a palavra inclusão é a bola da vez. E não poderia ser diferente na iniciação esportiva. Saber dividir a quadra com pequenos atletas de diversas origens, credos, raças e habilidades físicas, e ver que ali todos são estimulados e exigidos da mesma forma, proporciona um aprendizado de valor inestimável para ambas as partes – em ambientes homogêneos, dificilmente se criam oportunidades tão enriquecedoras. “Como o esporte é um espaço onde todos são iguais, cada criança tem a chance de lidar com as dificuldades do outro”, afirma a psicóloga esportiva Mariana Correa. “Os valores que ela aprende nessa troca tendem a ser levados para o resto da vida.

A convivência com amigos de outras realidades socioeconômicas, por exemplo, é um campo primoroso para trabalhar questões fundamentais para o desenvolvimento infantil, como respeito ao próximo, espírito de cooperação, desapego a bens materiais e tolerância religiosa e racial.

Quando entram em campo crianças com deficiência física, a superação de limites e a persistência também passam a integrar a pauta do dia – e as limitações, garante Mariana, são bem menores do que muita gente pensa. “No esporte de alto rendimento, o respeito às regras é mais rígido. Em compensação, a iniciação esportiva, fase em que se encontra a maioria das crianças, permite uma convivência tranquila sem mudanças significativas na rotina dos treinos”, diz ela.

Mas o sucesso da inclusão no esporte depende um bocado do empenho e da participação de um elemento importante desse tripé: os pais, que precisam encarar a questão com o máximo de naturalidade. “Eles devem estimular relacionamentos com outras crianças e ouvir o que o filho tem a contar a respeito desses contatos. Durante as conversas em família é que surgem as oportunidades para sedimentar valores que vão transformá-la em um adulto melhor.”

*Clique aqui e leia todo o conteúdo do especial O Esporte Ensina 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.