3 passos para seu cão fazer xixi e cocô no lugar certo

Veja como orientar o seu bichinho de estimação a fazer as "necessidades" no ligar certo da casa

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 04/10/2011 em

Mais Feliz

um conteúdo de

3 passos para seu cão fazer xixi e cocô no lugar certo
3 passos para seu cão fazer xixi e cocô no lugar certo

Escolha um lugar longe da cama, da comida e dos brinquedos para ser o banheiro do bichinho
Foto: Dreamstime

 

Confira as dicas da veterinária Marisa Nogueira e veja como orientar o seu bichinho a fazer xixi e cocô no lugar certo

1. O momento ideal para ensinar o cachorro a fazer xixi e cocô? Enquanto ele ainda é filhote. A partir de 45 dias já é possível começar o adestramento.

2. Depois que o cachorro tiver comido e bebido água, o dono deve colocá-lo em um ambiente todo coberto por jornal. É só deixar o bichinho lá por uma hora e depois soltá-lo para brincar. Com o passar das semanas, deve-se diminuir a quantidade de jornal, até ficar somente uma folha. O cachorro fixará o comportamento e não fará nem xixi nem cocô em outros lugares.

3.  A veterinária lembra que há os chamados educadores sanitários - produtos à base de amônia que imitam o odor da urina do cachorro, facilitando o adestramento. São vendidos em lojas de artigos para animais. Porém, segundo ela, só precisam ser usados com cachorros mais velhos, que já tenham comportamento inadequado.

Outra dica da profissional: não se deve deixar comida nem bebida o dia todo à disposição do cão, pois isso dificulta o ensinamento. O correto é que ele tenha hora certa para comer e matar a sede.