Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como manter a casa protegida da maresia

Aprenda as melhores soluções para que a salinidade não destrua os seus bens

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 17 jan 2020, 10h38 - Publicado em 30 out 2011, 21h00

Dicas para manter a sua casa protegida da maresia
Foto: Getty Images

Morar perto do mar é o sonho de muitos, porém, ser vizinho do oceano tem suas desvantagens. Um dos problemas é a maresia – e os danos causados pela salinidade nos móveis e eletrodomésticos. Saiba como proteger sua casa com algumas dicas.

Eletrodomésticos
Se a geladeira ou o fogão está muito oxidado, mas o motor ainda funciona bem, o ideal é levar o eletrodoméstico a algum profissional que trabalhe com manutenção de pintura desses equipamentos. “Ele lixará toda a crosta de oxidação, passará uma nova camada de massa plástica e, por fim, pintará”, explica o arquiteto cearense Marçal Barros. Para pequenos pontinhos de oxidação, a dica é: com uma lixa fina, própria para ferro, lixe bem o pedacinho oxidado. Depois, passe um esmalte de unha (na cor do eletrodoméstico, claro!) na parte lixada. “O esmalte o protege, impedindo que a oxidação se espalhe. Contudo, é uma solução temporária”, salienta o especialista.

Móveis
Para prevenir danos em peças feitas de madeira, sempre aplique nelas óleos de peroba e lustra-móveis. Outro segredo simples e eficaz é limpar as superfícies com frequência, removendo os resíduos de sal deixados pela maresia. Já no caso dos móveis de fórmica utilize limpadores multiúsos.

Janelas
As peça fabricadas em metal são as que mais sofrem com a ação da maresia. Para evitar a ferrugem, prefira aço inoxidável ou alumínio. Aplicar três demãos de verniz ou filme de poliuretano, que adere como uma segunda pele à superfície e não deixa a umidade passar, também é uma alternativa. “Nas dobradiças das portas, use uma vez por semana spray de óleo para proteger os mecanismos de metal e evitar que a peça fique rangendo”, diz Barros.

Continua após a publicidade

Portões
As áreas de ferro expostas ou com pintura descascada podem enferrujar e emperrar. Para evitar isso, pinte portões e grades com revestimentos antioxidantes, os quais impedem o contato do ferro com água e os sais da maresia.

Piso de madeira
Nos locais em que a exposição à maresia e ao sol é mais prolongada, aplique verniz naval.

Vidro, plástico e acrílico
Janelas, tampos de mesa e luminárias suportam bem ao sol, ao vento e ao calor. Estantes com portas de qualquer um desses materiais protegem os aparelhos eletrônicos.

Tecidos
Prefira revestir os móveis com tecidos à base de poliéster. Eles são os mais indicados para sofás e poltronas, porque resistem à umidade e não mofam. Nas janelas, as cortinas do tipo blecaute conseguem barrar não apenas o sol mas também a maresia.

Continua após a publicidade

Paredes externas
“Como o concreto é poroso, as gotículas cheias de sais penetram no material e enferrujam as estruturas metálicas internas, fazendo-as aumentar de tamanho”, explica o biólogo Cláudio Gonçalves Tiago, de São Paulo. O concreto não suporta esse crescimento e começa a rachar. O melhor é pintar as paredes com produtos impermeabilizantes, que evitam a penetração dos sais.

Paredes internas
No interior das casas, as gotículas da maresia aumentam os níveis de umidade. O ar molhado e as altas temperaturas do litoral ajudam também no aumento de fungos e bolores. A melhor alternativa para prevenir esse problema é usar tintas especiais com fungicidas na fórmula, vendidas em lojas de materiais de construção. Elas têm substâncias capazes de acabar de uma vez com a infestação.

Computador
A maresia é um problema sério para o computador. “Para prevenir danos, não o deixe em locais com  muita circulação de ar e sempre utilize a capa de proteção específica para PC quando ele estiver desligado”, aconselha João Lobo, professor de manutenção de micros do Senac-Pernambuco. Se o computador já estiver com oxidação, é preciso limpar a placa-mãe (parte do computador que armazena o chip). Mas isso só pode ser feito por um técnico.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.