Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como escolher a melhor escola para o seu filho

Saiba quais são os fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher a escolha do seu filho

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 17 jan 2020, 11h42 - Publicado em 28 set 2011, 21h00

Chegou a hora de decidir onde matricular o seu filho?
Foto: Getty Images

Ao procurar uma escola para o seu filho, avalie todos os quesitos abaixo, dos quais o mais importante é o projeto pedagógico. Alguns itens devem ser considerados somente para um determinado segmento. Eles estão identificados pelas siglas: EI (Educação Infantil), EFI (Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano) e EF II (Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano). Confira:

Projeto pedagógico: como avaliar

· Quais são as metas da escola em curto e longo prazo? Por exemplo, neste ano em que o seu filho estará entrando, a ênfase será na leitura, já no longo prazo, a meta é formar alunos críticos e conscientes.

· O que a escola mais valoriza na formação do aluno: conhecimento? Habilidades específicas? Valores? Socialização?

· Como são as aulas? Que materiais são usados (lousa, retroprojetor, computador) e que tipo de dinâmica (realizam trabalhos em grupo ou individuais)? A variedade pedagógica é estimulante.

Continua após a publicidade

· São feitos trabalhos que envolvem mais de uma disciplina, como um projeto de biologia que trata também de saúde, preservação, geografia? Essa é uma tendência que ajuda na assimilação dos conteúdos e na formação de um espírito crítico.

· Como é feita a avaliação? A periodicidade, a fórmula de cálculo das notas, a possibilidade de recuperação e o tipo (escrita, oral, em grupo)?

· Há mecanismos de recuperação ou de reforço? Há plantões de dúvidas?

· Qual é a conduta da escola em caso de indisciplina e problema de aprendizagem?

· O projeto de ensino prevê atividades extras, tais como olimpíadas esportivas, feira de ciências, visitas programadas, estudos do meio, exposição de artes?

Continua após a publicidade

· Há iniciativas para a orientação de estudos, incentivo à leitura e formação de valores (solidariedade, ética, diversidade…)?

· Como a escola trata assuntos importantes, tais como: notícias de repercussão nacional, doenças graves, desastres naturais…?

· Qual é o desempenho dos alunos no Ideb, no Enem e no vestibular?

· Como a família pode acompanhar tudo o que é realizado na escola? Há reuniões com os pais, dá para conversar com a coordenação ou com os professores, ocorrem festas e eventos para toda a comunidade escolar?

Necessidades da família e dos alunos

Continua após a publicidade

· Quanto custa?

· Informe-se sobre o valor da mensalidade, da taxa de material, do uniforme, dos livros extras e dos passeios programados. É preciso que tudo caiba no seu orçamento.

· Horário de funcionamento

· Há compatibilidade com os horários desejáveis para a família?

· Flexibilidade de horários: o meu filho pequeno não conseguiu acordar, ele pode chegar um pouco mais tarde? O meu filho está indisposto, posso buscar mais cedo?

Continua após a publicidade

· Atrasei no trabalho, há quem cuide da criança até eu chegar à escola? (EI)

· O meu filho pode ficar na escola em período integral a semana toda ou só em alguns dias, conforme a necessidade da família? (EI e EF)

Distância de casa, trajeto a ser feito

· É desaconselhável um trajeto longo (pela distância ou pelo tempo de percurso).

Segurança

Continua após a publicidade

Do local da escola:

· A escola está numa rua segura? Fica próxima a regiões de maior risco?

· Tem equipe de segurança nas proximidades?

· Existem faróis e faixas para a travessia de pedestres nas redondezas?

· Há estacionamento interno ou nas proximidades?

Dentro da escola:

· Observe a presença ou a ausência de dispositivos de segurança interna, tais como grades nas janelas, escadas perigosas, móveis adequados, disposição dos brinquedos do pátio etc. (EI e EF I)

· Há enfermaria? Em caso de acidente, a escola tem como encaminhar o meu filho a um pronto-socorro?

Infraestrutura e higiene

Visite as escolas preferencialmente num dia de funcionamento regular, para observar o ambiente (relação entre alunos ou entre professores e alunos, organização, normas disciplinares, convivência autoritária ou amistosa etc.).

· Observe condições de higiene, conservação, ventilação e luminosidade.

· Observe a relação do tamanho da sala para o número de alunos.

· Há infraestrutura para os dias de chuva?

· Os laboratórios e a biblioteca estão adequadamente equipados?

· O mobiliário e os banheiros são adaptados para as crianças? (EI e EF I)

· Há equipamentos adequados para higiene (troca de fralda, banho)? (EI)

· Há computadores e recursos técnicos?

· Há playground, tanque de areia e brinquedos no pátio? (EI e EF I)

· Há refeitório e lanchonete? Observe a qualidade da merenda escolar. (EI e EF I)

· A escola tem condições de separar crianças de diferentes faixas etárias na hora do recreio?

Recursos humanos e estrutura pedagógica

· Além do diretor, há coordenador pedagógico ou coordenação por área de estudo?

· Qual é a formação dos professores?

· Existem auxiliares de classe? (EI)

· Qual é a equipe de apoio da escola (monitores, auxiliares administrativos, técnicos especializados, serventes)?

· A escola adota algum material pedagógico? Na educação infantil é preciso ter brinquedos pedagógicos (quebra-cabeça, jogos de encaixe, fantasias, massinha…). Na adolescência, materiais de laboratório, programas de computador, livros… (EF)

Funcionamento da escola

· Informe-se sobre as condições do ingresso: exames de admissão, documentos para a matrícula e normas para a transferência.

· Conheça o funcionamento da escola, avaliando cada item conforme o seu custo/ benefício.

· Compreenda a relação da escola com a família e os mecanismos de negociação e diálogo. Entenda a hierarquia e descubra quem procurar e em qual momento. O contato deve ser por telefone, e-mail ou pessoalmente? Se a criança perdeu um casaco ou voltou machucada, com quem falar?

· Conheça as normas da escola, a sua rotina e a previsão de atividades.

· Informe-se sobre o esquema de adaptação das crianças. É possível permanecer na escola? Onde você ficaria? O que falar para as crianças? Existem escolas que arrancam o filho do colo da mãe, enquanto outras tem um esquema antissofrimento, que prepara os pequenos para encarar o novo ambiente. (EI e EF I)

 

Consultoria: Silvia Gasparian Colello, professora de psicologia da educação, de São Paulo (USP).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.