Como lidar com crianças que gostam de chamar atenção

Psicóloga dá dicas de como os pais devem lidar com crianças que gostam de se exibir para os amigos e professores

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 01/06/2012 em

Máxima

um conteúdo de

Pesquisas mostram que crianças que tiveram uma pré-escola estimulante tendem a ser melhores estudantes no futuro. Certifique-se de que a instituição prioriza o brincar e incentiva a criatividade.
Getty Images

Explique ao pequeno que ele precisa dar espaço para os que estão à sua volta
Foto: Getty Images

Criança entre 7 e 8 anos adora corrigir os amigos só para parecer "sabichona". No entanto, isso pode afetar o modo como todos a veem. A psicóloga americana Fran Walfish, autora do livro The Self-Aware Parent (Ed. Palgrave Macmillan) - O Pai Autoconsciente (sem tradução para o português) -, dá dicas de como os pais devem proceder:

Ele só quer impressionar os amigos

Se seu filho chama a atenção de um colega para se destacar, converse sobre a atitude dele quando estiverem a sós. Sem tom de bronca: “Ouvi você dizer que seu amigo estava errado no jogo e ele pareceu chateado”. “Como se sentiria se dissessem que você está errado?” Mostre que há formas amigáveis de apontar diferenças, dizendo, por exemplo: Não concordo.

Ele é ansioso demais

Explique ao pequeno que ele precisa dar espaço para os que estão à sua volta. Vi a sua apresentação na feira de ciências e você respondeu a todas as perguntas do professor. “Parabéns!” Mas havia crianças que também queriam participar... Você deveria ter dado chance a elas. Diga que ao compartilhar ele está abrindo caminho para também ser ouvido.

Ele está acostumado a ser elogiado

Mude o enfoque do elogio. Em vez de valorizar a resposta correta dele no dever de casa, comente sobre o esforço dele no geral. Assim o seu filho aprenderá a ser feliz com o trabalho e não com o elogio.
 

Mais

Mais: