8 conselhos de mãe que a gente deve escutar

Às vezes ela fala demais, cobra demais, reclama demais. Mas mãe sabe das coisas e, principalmente, ama você demais!

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 25/06/2012 em

NOVA

um conteúdo de

8 conselhos de mãe que a gente deve escutar
Reportagem: Dora Moraes - Edição: MdeMulher

Muitos dos conselhos maçantes do dicionário materno são, na realidade, preciosidades
Foto: Getty Images

Especialmente porque nossas queridas acertam no alvo muitas vezes. Da próxima vez que ela se aproximar com uma sugestão na ponta da língua, no lugar de dar de ombros, descubra se existe ali um fundo de verdade. Listamos oito sábias recomendações.

1. “VÁ DORMIR QUE AMANHà TUDO SE RESOLVE”

O curioso é que dá certo. Quando você está desgastada, teimar em achar solução para os problemas vira um exercício inútil. "Cansado, seu cérebro não funciona direito e você se sentirá mais emotiva e no limite para resolver qualquer impasse", explica Lawrence Epstein, autor especialista em sono. "Depois de descansar entre os lençóis e esfriar a cabeça, seus dilemas não parecerão tão grandes", diz.

2. “NADA DE NAMORAR APENAS PARA NÃO FICAR SӔ

"Colar em qualquer um não é melhor do que continuar só", esclarece a terapeuta Karen Gail Lewis, autora de With or Without a Man (Com ou sem um homem). "Se ele a faz morrer de tédio ou, pior do que isso, a maltrata, você provavelmente se sentirá mais deprimida do que se estivesse solteira", acrescenta. Outro excelente motivo para ouvir esse alerta de mãe: se permanecer ao lado do Sr. Errado, não estará disponível quando o Sr. Certo surgir em seu caminho, concorda?

3. “DÊ UMA CHANCE AO RAPAZ; UM ENCONTRO NÃO VAI MATÁ-LA”

"Claro que é importante manter seus próprios padrões, suas preferências", orienta Debbie Magids, autora de All the Good Ones Aren’t Taken (Nem todos os bons partidos estão comprometidos). "Entretanto, quando você abre mão de alguns poucos quesitos para o homem ideal, certamente ampliará sua gama de opções", acrescenta ela. Trocando em miúdos: mesmo que aquele gato não faça exatamente o seu tipo, pode muito bem ser capaz de surpreendê-la durante um cafezinho.

4. “NÃO DÊ BOLA A ESSA BOBA, É SÓ INVEJA”

Nenhuma mulher escapa de discutir com a amiga. "Uma garota que insulta outra faz isso para se sentir melhor a respeito de si mesma; portanto, se você cair nessa armadilha e entrar na briga, fará o que ela quer", diz Cheryl Delasega, autora de Mean Girls Grown Up (Garotas crescidas e malvadas). "Mude de assunto. Se a moça persistir, faça uma piada qualquer e a deixe falando sozinha. Não dar bola é como ducha de água fria em comentário maldoso", opina.

5. “ACONTEÇA O QUE ACONTECER, FIQUE SEMPRE DE CABEÇA ERGUIDA”

Sim, é um clichê. Mas é também uma espécie de profecia. “Mesmo que você vá passar por uma situação terrível, manter uma postura positiva e acreditar que, no fim, tudo dará certo tornará mais provável que isso aconteça”, explica a consultora Lucy MacDonald, autora de Learn to Be an Optimist (Aprenda a ser otimista). Além disso, se algo deu errado, não é vergonha reconhecer sua parcela de culpa e recomeçar.

6. “VOCÊ DESCOBRIRÁ COMO ELE É SE OBSERVAR DE QUE FORMA TRATA A PRÓPRIA MÃE”

O gato deu lindos presentes à sua sogra no aniversário? Bom para ela — e melhor ainda para você! A relação de um homem com aquela que o gerou é um ensaio para as futuras relações amorosas. Se é amável com relação a ela, concederá a você o mesmo respeito e consideração. Cuidado apenas se o rapaz bancar o filhinho da mamãe (você não vai querer tê-la na sua sombra depois de casados).

7. “SE QUER UM AUMENTO, PEÇA. O MÁXIMO QUE A SUA CHEFE PODE RESPONDER É NÃO”

A maneira ideal de perder o medo e abordar a chefia é imaginar o que um contracheque mais recheado faria em prol do seu orçamento. Se tem ao menos um bom motivo para merecer isso, seu pedido será levado em conta. Mas não dá para entrar na sala e dizer “Eu quero”. Liste o que fez de produtivo no último ano e ajudou a empresa a lucrar. Também vale o esforço feito para facilitar a vida da chefe. Se for esperta, enxergará que não pode perdê-la para a concorrência.

8. “NÃO USE UMA CALCINHA VELHA. JÁ PENSOU SE FOR PARAR EM UM HOSPITAL COM ESSE TRAPO?”

Ao precisar recorrer a um serviço de emergência, a última coisa que você terá em mente é o estado da sua lingerie. Mas, depois de tudo resolvido, sempre haverá alguém capaz de reparar nela para fazê-la se sentir ainda pior. Mesmo não sendo tão fatalista, pense: e se o gato decidir apanhá-la de surpresa no escritório? Uma mulher com a roupa íntima em dia é capaz de conseguir muito mais da vida!