Onde jogo o meu lixo?

Use o ciclo da reciclagem para se livrar do lixo, e de quebra, ajude o nosso planeta!

Separar os materiais retornáveis do lixo 
orgânico já é um começo!
Foto: Getty Images

Separar o lixo é moleza

 
Se você não puder ter várias lixeiras coloridas para jogar cada tipo de resíduo, não esquente a cabeça! É possível realizar uma coleta seletiva doméstica com apenas dois recipientes. Basta separar cuidadosamente o lixo seco (reciclável) do molhado (orgânico). Esse processo é muito importante, pois evita que um material reaproveitável se contamine com outro. Por exemplo: quando uma embalagem de vidro entra em contato com restos de óleo de cozinha, pode deixar de ser reciclável. Mas, calma, você também não precisa selecionar os materiais retornáveis por tipos: separá-los do lixo orgânico já é mais do que suficiente para facilitar o trabalho das cooperativas de sua cidade. O meio ambiente agradece! 

Já para o aterro!

 
O lixo orgânico é formado praticamente por resíduos de restos de comida, materiais reaproveitáveis contaminados – como um guardanapo sujo, por exemplo, e o lixo de banheiros. Depois de coletados pelos lixeiros, são encaminhados para aterros sanitários, para serem descartados. 

Use a coleta seletiva

 
Objetos feitos de plástico, metal, vidro ou papel devem ser encaminhados à coleta seletiva. Em algumas cidades, a retirada desses materiais acontece em dias diferentes do recolhimento do lixo orgânico. Para saber como usar o serviço, procure a prefeitura da sua cidade. Outra dica: reduza o espaço ocupado pelo seu lixo por latinhas de alumínio e as garrafas plásticas. Basta amassá-los.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s