Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Onde jogo o meu lixo?

Use o ciclo da reciclagem para se livrar do lixo, e de quebra, ajude o nosso planeta!

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 21 jan 2020, 06h57 - Publicado em 6 ago 2009, 21h00

Separar os materiais retornáveis do lixo 
orgânico já é um começo!
Foto: Getty Images

Separar o lixo é moleza

 
Se você não puder ter várias lixeiras coloridas para jogar cada tipo de resíduo, não esquente a cabeça! É possível realizar uma coleta seletiva doméstica com apenas dois recipientes. Basta separar cuidadosamente o lixo seco (reciclável) do molhado (orgânico). Esse processo é muito importante, pois evita que um material reaproveitável se contamine com outro. Por exemplo: quando uma embalagem de vidro entra em contato com restos de óleo de cozinha, pode deixar de ser reciclável. Mas, calma, você também não precisa selecionar os materiais retornáveis por tipos: separá-los do lixo orgânico já é mais do que suficiente para facilitar o trabalho das cooperativas de sua cidade. O meio ambiente agradece! 

Já para o aterro!

 
O lixo orgânico é formado praticamente por resíduos de restos de comida, materiais reaproveitáveis contaminados – como um guardanapo sujo, por exemplo, e o lixo de banheiros. Depois de coletados pelos lixeiros, são encaminhados para aterros sanitários, para serem descartados. 

Use a coleta seletiva

 
Objetos feitos de plástico, metal, vidro ou papel devem ser encaminhados à coleta seletiva. Em algumas cidades, a retirada desses materiais acontece em dias diferentes do recolhimento do lixo orgânico. Para saber como usar o serviço, procure a prefeitura da sua cidade. Outra dica: reduza o espaço ocupado pelo seu lixo por latinhas de alumínio e as garrafas plásticas. Basta amassá-los.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.