Princesas fortes, contemporâneas e sem príncipes

Disney lança videocampanha com princesas sem príncipes encantados ou fragilidades extremas, que valorizam mais a força que a beleza

Disney lança campanha onde meninas reais se dizem princesas. Quem sabe a mensagem evite cenas como a acima no futuro…
Foto: Divulgação

Com um time de dez princesas com grande influencia no imaginário feminino infantil (ok, e em parte do adulto), a Disney lançou uma campanha para homenagear o que considera as pequenas princesas contemporâneas: meninas determinadas, corajosas, autênticas, independentes e bondosas, é claro. A campanha está no Youtube. E abaixo dela estão comentários a favor da iniciativa e outros que acusam a empresa de hipocrisia por vender um estereótipo em seus filmes de animação e outro na publicidade que já atingiu mais de 100 mil views e 100 comentários.

O Pensou Mulher Pensou Abril, que nasceu como movimento Habla, convida você a assistir ao vídeo e tirar suas próprias conclusões. Com menos de dois minutos de duração, a campanha é bem bonitinha, não apresenta qualquer príncipe e tem frases de efeito como “gentileza é poder”, “eu já ouvi que sou linda, eu sei que sou forte”, “algumas  vezes eu me assusto e fico corajosa ao mesmo tempo”.

Princesas fortes, contemporâneas e sem príncipes

No ensaio fotográfico Fallen Princesses, a canadense Dina Goldstein dá sua interpretação bem humorada sobre o “day after” dos contos de fadas
Foto: Divulgação

Mostra meninas surfando, tocando guitarra e bateria, lidando com mecânica, cavalgando no cavalo do príncipe e, obviamente, fantasiadas de princesas, deixando claro que a fantasia de princesa é mesmo uma fantasia.  Ainda que ser perfeita continue a ser um ideal. O video pode ser inspirador para as novas gerações. E certamente é mais confortante que as fotos produzidas pela fotógrafa Dina Goldstein para o projeto Fallen Princess, um tanto antigo, e que mostra o depois do felizes para sempre das princesas em uma visão bem particular, irônica e até confortante. Um exemplo do trabalho de Dina Goldstein é a foto acima. Outros podem ser vistos aqui.

Se a Disney continuar com a mesma vontade de tornar garotas reais princesas e fazer de princesas garotas mais reais, quem sabe no futuro, as imagens de Dina Goldstein percam a dramaticidade. De toda forma, a nova campanha da Disney é inspiradora.

Saiba mais sobre tendências de comportamento e do universo feminino no Pensou Mulher Pensou Abril.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s