nao

Casamento civil: tipos de união e documentação

Além de pensar em cada detalhe do casamento dos seus sonhos, é importante saber todos os itens exigidos para a realização da união civil. Assim, você evita imprevistos na hora de assinar os papéis!

Publicado em 12/08/2013

Organize toda a documentação necessária antes do "sim"!
Foto: Getty Images

Documentação necessária

-Certidão de nascimento e cédula de identidade originais: certidão de nascimento com data de expedição recente para garantir que nenhum dos requerentes tenha qualquer tipo de obstáculo para a habilitação solicitada -- solicite no cartório onde foi feito o registro de nascimento.

-Comprovante de residência original: vale a última conta da luz, água ou telefone. Quem vive com os pais vai ter que apresentar os comprovantes deles. 

-Duas testemunhas: são elas quem irão comprovar a ausência de qualquer tipo de impedimento para a união. As testemunhas devem ser maiores de idade e podem ter grau de parentesco (com exceção dos pais que não são aceitos). Se o casamento for realizado fora do cartório, serão necessárias quatro testemunhas ao invés de duas. É necessário levar apenas o RG original.

Depois de providenciar os papéis, é necessário esperar por 15 dias. Este é o chamado período dos proclamas, estipulado por lei, para averiguação de possíveis impedimentos à união. Se ninguém se opuser, o oficial certificará no processo que os noivos estão habilitados ao casamento e dará um prazo de três meses para a sua realização. Se você perder a data, terá que recomeçar do zero. Para evitar complicações, o melhor é entrar com a documentação pelo menos dois meses antes da cerimônia.

Escolha o tipo de união

Na hora de casar vai ser preciso decidir se querem que os bens do casal sejam todos divididos entre os dois, se preferem que tudo fique completamente separado, ou ainda acham melhor um caminho intermediário. Isso vai depender de cada relacionamento e da história de vida de cada um. A verdade é que a escolha está mais relacionada à praticidade. Veja a característica de cada regime de comunhão de bens:

-Comunhão parcial de bens: é a mais usada atualmente. Nela o que o cada um tinha quando solteiro continua sendo de cada um, o que for adquirido depois do casamento é de ambos. Se um dos dois receber uma herança ou doação, o bem não será dividido, a menos que tenha sido feita em nome do casal.

-Comunhão universal de bens: aqui não importa quando o bem foi adquirido, quanto custou ou quem comprou, tudo pertence ao casal, em iguais proporções. Se um dos dois morre, o parceiro fica com a sua metade e a metade restante é dividida entre os herdeiros.

-Separação total de bens: com o novo Código Civil, caso ocorra a morte de um dos cônjuges, o sobrevivente receberá parte igual a dos filhos, não podendo sua cota ser inferior à quarta parte da herança. Caso deseje, os cônjuges podem fazer a divisão dos bens antes de morrerem para evitar brigas ou problemas na hora da partilha. Existem alguns casos em que este regime é obrigatório, por exemplo para quando um dos noivos é viúvo com filhos do cônjuge falecido e o inventário ou a partilha de bens ainda não tenha sido realizada; quando a mulher for menor de 16 anos ou tenha mais de 50 ou o homem seja menor de 16 ou mais de 60.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

orite for a long period observing Guo Feifei. Zhang Tian wanted to know strangely enough, electronic microbes, what¿¿ incorrect Ability microbes response, noth. Cheap Oakley Sunglasses - 23/11/2014 10:19:42

not surprisingly stakeholders is quite considerable, typically the stresses associated might be a rediculous amount of, a little bit recklessness, should succumb to a scenario over and above l. comprar botas ugg - 22/11/2014 10:09:25

reminded with about ten years ago if your dog seemed to be sober detail, if this approach fella seemed to be ahead of Yuan Ying small lad, even if your dog 's retaining. sac louis vuitton - 21/11/2014 14:16:40

entium remarkable echoes, particularly effective burst open regarding ability together with effect, your old watches may be impeded together with still cannot keep go just for. comprar botas ugg - 21/11/2014 09:07:03

ache associated with level Overlook supper, you've little or nothing conceited! What exactly definitely not accepted is usually a adolescent Excessive perfect Provided the following woman prefer, Botas Ugg Baratas Outlet - 20/11/2014 21:55:04

gals conduct low priced Are not aware of! Xiaoyi Yun stated. Never quick trustworthy akun that isn't simply kidding about around the, and continue watts. ugg soldes - 20/11/2014 13:23:05

Veja todos os comentários

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.