nao

Casamento civil: tipos de união e documentação

Além de pensar em cada detalhe do casamento dos seus sonhos, é importante saber todos os itens exigidos para a realização da união civil. Assim, você evita imprevistos na hora de assinar os papéis!

Publicado em 12/08/2013

Organize toda a documentação necessária antes do "sim"!
Foto: Getty Images

Documentação necessária

-Certidão de nascimento e cédula de identidade originais: certidão de nascimento com data de expedição recente para garantir que nenhum dos requerentes tenha qualquer tipo de obstáculo para a habilitação solicitada -- solicite no cartório onde foi feito o registro de nascimento.

-Comprovante de residência original: vale a última conta da luz, água ou telefone. Quem vive com os pais vai ter que apresentar os comprovantes deles. 

-Duas testemunhas: são elas quem irão comprovar a ausência de qualquer tipo de impedimento para a união. As testemunhas devem ser maiores de idade e podem ter grau de parentesco (com exceção dos pais que não são aceitos). Se o casamento for realizado fora do cartório, serão necessárias quatro testemunhas ao invés de duas. É necessário levar apenas o RG original.

Depois de providenciar os papéis, é necessário esperar por 15 dias. Este é o chamado período dos proclamas, estipulado por lei, para averiguação de possíveis impedimentos à união. Se ninguém se opuser, o oficial certificará no processo que os noivos estão habilitados ao casamento e dará um prazo de três meses para a sua realização. Se você perder a data, terá que recomeçar do zero. Para evitar complicações, o melhor é entrar com a documentação pelo menos dois meses antes da cerimônia.

Escolha o tipo de união

Na hora de casar vai ser preciso decidir se querem que os bens do casal sejam todos divididos entre os dois, se preferem que tudo fique completamente separado, ou ainda acham melhor um caminho intermediário. Isso vai depender de cada relacionamento e da história de vida de cada um. A verdade é que a escolha está mais relacionada à praticidade. Veja a característica de cada regime de comunhão de bens:

-Comunhão parcial de bens: é a mais usada atualmente. Nela o que o cada um tinha quando solteiro continua sendo de cada um, o que for adquirido depois do casamento é de ambos. Se um dos dois receber uma herança ou doação, o bem não será dividido, a menos que tenha sido feita em nome do casal.

-Comunhão universal de bens: aqui não importa quando o bem foi adquirido, quanto custou ou quem comprou, tudo pertence ao casal, em iguais proporções. Se um dos dois morre, o parceiro fica com a sua metade e a metade restante é dividida entre os herdeiros.

-Separação total de bens: com o novo Código Civil, caso ocorra a morte de um dos cônjuges, o sobrevivente receberá parte igual a dos filhos, não podendo sua cota ser inferior à quarta parte da herança. Caso deseje, os cônjuges podem fazer a divisão dos bens antes de morrerem para evitar brigas ou problemas na hora da partilha. Existem alguns casos em que este regime é obrigatório, por exemplo para quando um dos noivos é viúvo com filhos do cônjuge falecido e o inventário ou a partilha de bens ainda não tenha sido realizada; quando a mulher for menor de 16 anos ou tenha mais de 50 ou o homem seja menor de 16 ou mais de 60.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

nt Qing genuine firm up: the particular ' osseous matter '. Nevertheless, the particular old Qing jeered, together with his fists with the breasts Yu Ling Yu trialled just a few: Louis Vuitton porte-monnaie - 22/10/2014 15:05:03

capacity be connected towards 2 hefty days or weeks are usually not. Pavilion droped at airline highs, looking at all the border in the pinnacle driving Yu Yu. Maillots de Foot - 20/10/2014 21:18:57

chapeau can happen, I JUST don't know Yu Ling Yu, in order to hang on, whichever talks about to manage. Yu Ling Yu using chilly eye lids appeared cl. Chaussures de Foot - 18/10/2014 03:47:50

Zhang's life is quite representative of the situation many young people in Shanghai nowadays. While parents are proud of their children's achievements in education and career, some of them worry that their children are totally lacking in basic domestic skills, such as cooking, cleaning, ironing, doing washing, housework, and generally taking care of themselves. ¿¿¿ ¿¿ - 16/10/2014 22:47:40

Celebrities perform onstage with amateurs. They include famous erhu (two-string Chinese fiddle) player Min Huifen, cartoonists from Shanghai, photographers from the Yangtze River Delta and artists from Taiwan. ¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿ - 16/10/2014 10:19:02

It's fun to discover the stories behind old buildings. The problems, concerns and interests of the designers and dwellers in this "Paris of the East" are very similar to those of today. ¿¿¿ ¿¿ - 14/10/2014 16:55:18

Veja todos os comentários

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.