Como superar um divórcio

Aprenda a enfrentar a tristeza do jeito certo e torne-se uma pessoa ainda mais forte e feliz

Publicado em 30/08/2010

Lorena Verli

Conteúdo ANAMARIA
Getty Images

Faça cursos e aposte ems eus hobbies. Bons momentos distraem a tristeza e são uma chance de conhecer novas pessoas
Foto: Getty Images

Não há mulher que não fique abalada com uma traição. Nessas horas, sentir-se com raiva, impotente e envergonhada é comum. Isso pode levar a uma depressão, mas é possível superar. ''As pessoas que enfrentam as dificuldades de cabeça erguida conseguem crescer e ficam mais fortes para superar outros problemas que possam surgir'', explica a psicóloga Renata Lommez. 

 

5 dicas para superar o divórcio


1. Não fique remoendo o passado
Isso só vai fazer você sofrer ainda mais. Um relacionamento termina por várias razões e não só porque uma pessoa fez tudo errado. Não fique procurando justificativas para explicar a separação. 

2. Respeite seu tempo
Qualquer mulher fica triste ao terminar um relacionamento. Por isso, não se sinta obrigada a distribuir sorrisos o tempo todo. É importante ter momentos solitários para sentir a perda e superá-la. 

3. Invista em você
Faça um curso de dança ou de idiomas. Os bons momentos distraem a tristeza e são uma chance de conhecer novas pessoas. 

4. Não se apegue à dor
Tente ser amigável com seu ex, mas sem ultrapassar seus limites. E não alimente o ódio ou a revanche. Esses sentimentos só fazem mal. ''Em vez de dar espaço à raiva, trate o outro com respeito'', explica Renata Lommez. 

5. Adote um bichinho
Sabe o ditado ''Um amor cura o outro''? Pois é, não precisa ser outro homem. Um cão ou gato podem ser a companhia perfeita. 

 

Se o divórcio foi motivado por infidelidade... 

5 dicas para superar uma traição!

1. Não se culpe
Em geral, o homem quer se livrar da culpa fazendo a esposa traída se sentir responsável. Mas o erro foi dele! Se o casamento ia mal, ele deveria ter dito.

2. Não perca sua autoestima
Gostar de si ajuda a superar a dor. Arrume-se, corte o cabelo e faça-se pequenos agrados. 

3. Não supervalorize seu parceiro
Admita os defeitos dele. Fica mais fácil dar a volta por cima quando você percebe que ele não é um príncipe encantado, mas alguém que também erra. 

4. Não se humilhe
Diga como você se sentiu. Fale da sua decepção, mas não queira detalhes da traição. E nunca vá atrás da outra! 

5. Não se recrimine por sofrer
Quando uma pessoa se sente ferida, é como se uma morte acontecesse dentro dela. Apesar de causar dor, o sofrimento pode nos ajudar a crescer e a mudar de postura. Por isso, a melhor maneira de superar uma traição é não negar a dor - e refletir sobre como isso afetará sua vida.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

laura - amanha e minha 3 aldiensia nao sei ser vou consequir ficar de fente afrete dele - 29/10/2012 19:21:16

Algu¿m - ¿ incrivel como voc¿ se doa a algu¿m, voc¿ se apaixona, casa, vive uma hist¿ria de amor, e o mais incrivel como voc¿ reclama e reclama e n¿o consegue superar o fim, quando a gente ama, fica esperando a pessoa voltar, fica olhando no celular de 5 em 5 minutos, a toda a hora parece que a pessoa esta chegando em casa, voc¿ n¿o gosta de assistir o mesmo canal de tv, de passar nos lugares que ia com ele, , n¿o come, n¿o dorme, n¿o trabalha, e apesar de estar certa vira e se pergunta, aonde foi que eu errei? sera que ele n¿o me amava? E voc¿ acorda todos os dias pensando, porque tenho que acordar, n¿o posso simplesmente dormir para sempre, Eu amo de paix¿o o meu ex, nosso fim foi por erros da parte dele os quais ¿ muito dificil de aceitar, e mesmo eu terminando a dor me consome e me culpo pelos erros dele. N¿o superei o divorcio e n¿o sei se vou superar, d¿i e choro noite e dia e pe¿o a Deus que me ajude. - 26/10/2012 15:11:10

Marcio - Eu não superei meu divórcio ainda, sei que deveria procurar me divertir, coisas novas, sair mais, mas eu fico pensando muito na minha vida de casado que eu tinha antes, dos momentos de felicidade quando eu e minha ex-esposa saiamos para nos divertir e passarmos a noite juntos em um Motel, enfim, lugares que frequentava-mos juntos e eu sempre procurava transmitir o máximo de carinho para ela, mas ela por sua vez as vezes ficava fria comigo, parece que me analisando e muitas vezes me evitava, não sei bem ao certo onde eu errei para que tudo acabasse assim, mas sei que hoje estou só, e sinto muito a falta de minha familia, perdão meu Deus se eu fiz tudo errado e sei que o Senhor é meu consolador, ainda Te Amo Muito Adriana, e sei que vou sempre te querer bem o resto de minha vida, fique com Deus !!! - 28/09/2012 17:35:39

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.