nao

Brincadeiras de Páscoa para as crianças

Conheça algumas brincadeiras divertidas para fazer com os filhos na Páscoa e passe um momento gostoso com a família.

Atualizado em 18/04/2014

* Com conteúdo da revista ANA MARIA

Conteúdo MdeMulher

Aproveite a Páscoa para ensinar às crianças os significados dos símbolos
Foto: Getty Images

Toda criança adora Páscoa, não só pelo fato de ganhar vários ovos de chocolate, mas também por ser um feriado gostoso, no qual é possível reunir toda a família e brincar muito. Pensando nisto, separamos algumas dicas e brincadeiras para você preparar para a criançada. Tome nota e faça a festa com elas:

Ensine o significado da Páscoa

O que é a Páscoa?
Uma festa que simboliza a ressurreição de Cristo.


Por que o símbolo é um coelho?
Como se reproduz rapidamente, esse animal foi escolhido por representar a fertilidade.

Por que os ovos?
Antigamente, as pessoas eram presenteadas na Páscoa com ovos pintados com cores brilhantes, simbolizando a luz solar. Com o tempo, eles foram substituídos por ovos de chocolate, que são muito mais saborosos.

Como entreter as crianças

Até 9 anos

· Gincana
Faça perguntas e respostas sobre a Páscoa (use o que você aprendeu nesta matéria) e premie com pedacinhos de ovos quem acertar mais respostas.

· Corrida dos ovos
Coloque um ovo cozido em uma colher e o cabo da colher na boca. As crianças devem correr segurando o ovo com a colher - quem chegar primeiro, sem deixar o ovo cair, leva chocolate como prêmio!

· Caça ao tesouro
Esconda os ovos de chocolate pela casa e deixe pistas com dicas de onde está a próxima pista. Também é bacana deixar "pegadinhas" de coelho usando farinha de trigo.

· Coelhinho sai da toca
Distribua bambolês pelo chão. Cada criança deverá ficar dentro de um bambolê. Sempre que você gritar: "coelhinho sai da toca", as crianças devem trocar de bambolê. Quem ficar de fora, precisa esperar a próxima rodada. A cada rodada você deve tirar um bambolê.

De 10 a 12 anos

· Futebol de dupla
Sua família é grande? Faça um jogo de futebol em duplas, onde cada par precisa jogar de mãos dadas e com um pé amarrado no parceiro. O time que fizer mais gols ganha uma colomba pascal!

· Confecção de lembrancinhas
Com casca de ovo e retalhos de tecidos, você consegue fazer lindas lembrancinhas recheadas com balas, chocolates ou amendoins! Veja como fazer: http://abr.io/OIP.

· Amigo ovo
É como um amigo secreto, mas de Páscoa. Nele, cada participante deve tira um papel com o nome de outro participante - e não deve contar a ninguém quem é. No dia da brincadeira, através de dicas, os outros tentam adivinhar quem é. Quando isso ocorre, há troca de ovos de Páscoa. Quem recebe o ovo é o próximo que dá as dicas e, assim, sucessivamente

Como montar a mesa de Páscoa

Prepare a casa para a Páscoa para os seus filhos guardarem na lembrança esse gostoso momento em família
Foto: Bruno Carvalho

Bombons à vista
Deixe na mesa trufas e bombons. As crianças vão amar! Também é possível posicionar coelhos de pelúcia ou de biscuit entre os pratos.

Comida de coelho
Coloque a salada em uma vasilha e deixe algumas cenouras por cima. Fale para as crianças que são a comida preferida do coelhinho!

Muita cor
Você não precisa ousar muito para ter uma mesa bonita na Páscoa. Uma toalha de cor forte, com guardanapos coloridos, já dá um toque especial.

Sobremesa
Você pode preparar uma sobremesa bem gostosa e já deixá-la na mesa, apenas para efeito de decoração. Lembre-se de fazer algo que não precise gelar.

Quer mais ideias? Clique aqui e confira 56 ideias de decoração.

Por que manter a tradição?

· Ajuda a discutir temas atuais
Independentemente da religião, a Páscoa ajuda a pensar em nossos valores. "Como educadora, procuro fazer as crianças refletirem sobre temas da atualidade, como bullying, corrupção e violência", diz a psicóloga Ione de Camargo.

· Permite aceitar as diferenças
"Vale mostrar que a cultura tem diversas crenças e tradições e que essas diferenças devem ser respeitadas mesmo que não sejam seguidas pela família", conta Maria Teresa Reginato, professora do ensino fundamental do Colégio Rio Branco.

Comente