nao

Deixe o lanche do seu filho mais atraente

Faça como as mães japonesas: prepare lanches divertidos e saudáveis para os seus filhoes

Publicado em 20/07/2009

Márcia Bindo / Edição: MdeMulher

Menina comendo lanche

Os lanches enfeitados são um modo de deixar a alimentação mais atraente
Foto: Getty Images

 

Muitos pais sofrem tentando introduzir alguns alimentos na dieta de seus filhos ou fazendo com que eles se sentem à mesa. Para ajudar nessa tarefa, um programa do governo inglês, chamado The School Food Trust, resolveu adotar algumas práticas nas escolas do país para mexer não apenas no que as crianças comem, mas em como elas comem.

O governo está reformando os refeitórios das escolas com a ajuda de arquitetos e de chefs de cozinha para deixar os ambientes mais bonitos, coloridos e aconchegantes. Os coordenadores do Food Trust defendem que isso encoraja a alimentação saudável e melhora o bem-estar dos estudantes.

A tática é aguçar outros sentidos para fazer as crianças comerem. Os japoneses sabem que isso funciona. As refeições, por lá, são preparadas no bento (pronuncia-se ben-tô), um tipo de marmita usada por crianças e adultos. As mães japonesas decoram os alimentos com todo o zelo, para incentivar seus filhos a comerem tudo.

A refeição tem tanto apelo aos olhos quanto ao paladar. "Os lanches enfeitados são um modo de deixar a alimentação mais atraente para as crianças", diz a nutricionista Daniela Murakami, especializada em nutrição infantil. "E dá para abusar das cores, já que, quanto mais colorida e variada for a alimentação, mais nutritiva ela será."

Veja alguns exemplos de bentos nestas imagens - e inspire-se na hora de preparar o lanche de seu filho.

 

· Hora do almoço

Bento
 
 
 

· Refeição saudável

 

· Lanche da tarde

Lanche

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.