(none)

Piolho: como evitar e tratar

Veja o que fazer para evitar que seus filhos tenham piolho

Publicado em 24/05/2011

Conteúdo VIVA!MAIS
criança com coceira na cabeça

Oriente seu filho a não compartilhar acessórios de cabelo, como pentes e bonés
Foto: Dreamstime

 

Os piolhos são pequenos insetos (parasitas) inofensivos, de cerca de 3mm (dimensão de um grão de gergelim). Geralmente, não trazem consequências graves para a saúde, somente uma forte coceira. Os piolhos são transmitidos de cabeça a cabeça com uma certa rapidez em crianças, quando estas estão em grupos, principalmente nas escolas no outono e inverno.

O biólogo Júlio Vianna, especialista em infestação de piolhos, afirma que para evitar o problema, as mães precisam orientar os filhos a não compartilharem acessórios de cabelo (pente, bonés...) com os amiguinhos. Além disto, todo dia, é preciso passar pente fino - de preferência, de aço - nos fios dos pequenos para checar a presença do piolho antes que ele espalhe seus ovos (lêndeas).

Se isto acontecer, faça uma solução de vinagre e água em partes iguais. Embeba em algodão e passe, da raiz às pontas, numa mecha de cabelo por vez. Depois, lave normalmente. Uma aplicação costuma bastar. Se não, pode repeti-la.

Lembre-se: os piolhos não são o sinal de falta de higiene, ao contrário, estes geralmente preferem um ambiente seco, fino, não oleoso e limpo.


 

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Anísia Correia - Eu estava pensando em começar um negócio na remoção de piolhos. Eu li um artigo afirmando que mais de 7.000.000 ¿ são gastos todo ano em Portugal para o tratamento de piolhos.http://lousebuster.pt/category/as-noticia/ - 08/03/2013 13:15:53

fafqfer - af vsf nao falo como trtaar aaafff - 14/12/2012 19:46:05

Dan Shaw - Leia sobre o lousebuster. é uma máquina que está garantido para remover todos os piolhos e seus ovos. É muito legal! lousebuster.pt - 10/10/2012 16:43:28

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.