Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Aprenda a economizar água dentro de casa

A publicitária Carolina de Faria, de São Paulo, economiza 14.600 litros de água por ano. Uma de suas dicas é colocar um balde debaixo do chuveiro e e reutilizar essa água para lavar roupa, quintal, calçada e carro.

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 15 jan 2020, 05h18 - Publicado em 30 abr 2014, 21h00

“Reutilizamos a água do banho para lavar roupa”, conta Carolina.
Foto: Getty Images

Carolina de Faria é uma publicitária e mora na cidade de São Paulo (SP). Ela e sua família economizam 14.600 litros de água por ano! Cada vez que tomam banho, enchem um balde de 10 litros. “É assustador pensar que chegávamos a desperdiçar 40 litros por dia, 1.200 litros por mês e 14.600 litros por ano. Felizmente, isso não acontece mais”, conta Carolina. Conheça a sua história:

“Há cinco anos, quando mudei de casa com a minha família, achei que nossa nova residência poderia colaborar com o planeta. Como ela tinha um chuveiro a gás, pensei que íamos economizar energia elétrica na hora do banho.

Mudei de opinião recentemente, quando li em uma reportagem que o chuveiro a gás é o menos ecológico. Fiquei surpresa. Isso ocorre porque a água só esquenta quando passa pelo aquecedor. Então, enquanto o chuveiro está desligado, toda a água parada no encanamento entre o aquecedor e o chuveiro acaba esfriando. Quando o chuveiro é aberto, demora cerca de um minuto para a água aquecida percorrer essa distância e chegar ao banheiro – tempo suficiente para desperdiçar uma boa quantidade de água.

Continua após a publicidade

Alertei minha família sobre isso e meu pai teve uma excelente ideia: aproveitar a água fria que dispensamos. Colocamos um balde debaixo do chuveiro e reutilizamos essa água para lavar roupa, quintal, calçada e carro. Afinal, estamos falando de água limpa!

Todo mundo lá em casa topou na hora! Já faz um mês que adotamos essa atitude. Tomamos o cuidado de tampar bem os baldes na lavanderia para não criar focos para o mosquito da dengue. Desde criança, fui educada para usar a água de maneira consciente. Tomo banhos rápidos – cinco minutos, em média -, deixo a torneira fechada enquanto escovo os dentes e entrego o óleo de cozinha usado em uma fábrica de sabão para não poluir a água. Sei que pequenas ações como essas fazem diferença. É gratificante poder contribuir para a saúde do planeta!”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.