Passo a passo para cultivar uma hortinha em casa

Cultive verduras, legumes e frutas em casa e tenha tudo mais fresquinho à mão

Escrito por

Giulia Gazetta

Atualizado em 16/09/2011 em

Viva! Mais

um conteúdo de

Passo a passo para cultivar uma hortinha em casa
Giulia Gazetta

Aprenda o passo a passo e faça a feira sem sair de casa. Antes de começar, fique atenta e veja o que você vai precisar:

Materiais

  • Caixa de isopor usada com tampa: cada caixa representa uma plantação. Assim, o número de caixas vai depender de quantas hortas serão feitas.
  • Faca afiada para cortar o isopor: se preferir, use uma serrinha.
  • Sacos plásticos: cada saco vai forrar apenas uma caixa. Combine o número deles com o das caixas. o tamanho deve ser suficiente para forrá-las.
  • Potes de plástico com furos no fundo: use vasinhos para violeta, quantos você quiser.
  • Concentrado hidropônico de nutrientes: é um tipo de adubo encontrado em lojas de jardinagem e utilizado para o crescimento das mudas. A quantidade ideal de uso está descrita na embalagem. Então, respeite a indicação do rótulo. Não exagere. Em excesso, o produto poderá desidratar as plantas, em vez de nutri-las.
  • Meio hidropônico: serragem, musgos e fibras de coco - produtos também encontrados em lojas de jardinagem - são bons exemplos de meio hidropônico orgânico. Esse é o lugar onde as raízes ficarão mergulhadas.
  • Sementes ou mudas de plantas, verduras e flores: evite plantar, em sua horta, verduras e legumes que tenham raízes tuberosas, ou seja, dilatadas, como a batata.


Passo a passo

Separe os potes de plástico e a tampa da caixa. Com um lápis, marque o fundo dos potes na tampa e corte-a de maneira que, ao encaixá-los, fique firme. Depois, adapte-os com o fundo para baixo. Deixe 4 cm da boca do pote para fora da tampa.

  1. Forre a caixa com o plástico.

  2. Do alto (para fazer borbulhas), despeje água na caixa. Meça a quantidade para deixar o fundo dos potes imersos – cerca de 2 cm –no líquido. Acrescente os nutrientes hidropônicos conforme as instruções da embalagem. Dica: a mistura de água e nutrientes hidropônicos precisa ser trocada diariamente para evitar o apodrecimento das raízes. Faça também a limpeza do saco plástico e da caixa com água e detergente neutro.

  3. Nos potes, coloque o meio hidropônico umedecido com água e as sementes ou mudas das plantas que escolheu. Coloque a tampa na caixa e pronto!