Pular para o conteúdo principal

PUBLICADO EM

29/10/2014

ATUALIZADO EM

29/10/2014

Renata Vasconcellos: "Não escondo a idade, não quero parecer mais jovem do que sou"

Considerada uma das mulheres mais elegantes da TV, a jornalista assume sua beleza, mas não é vítima dela
Renata Vasconcellos: "Não escondo a idade, não quero parecer mais jovem do que sou"
Elizabete Antunes

Nova apresentadora do Fantástico, Renata Vasconcellos posa na Villa Riso, no Rio
Foto: Ernani D'Almeida

Renata Vasconcellos é muito bonita. Mas, se a gente só descrevê-la, parece uma mulher comum: olhos e cabelos castanhos, 1,71 metro de altura e 60 quilos. O rosto perfeito, o tom de voz firme e o jeito elegante formam um conjunto que hipnotiza o interlocutor. Logo quis saber seu segredo de beleza. Ela respondeu com simplicidade: "Adoro misturar pomada para assadura de nenê com um creme hidratante e passar nas olheiras. É infalível!" Pensei em quantos tubos de antiassaduras a humanidade precisaria... Aos 41 anos, com 20 de carreira, a nova apresentadora do Fantástico é assim, uma mulher que acredita que luxo é passar o dia com os pés no chão, no meio do mato, ao lado dos filhos, Antonio, 14, e Miguel, 12, e do marido, Miguel Athayde, 41.

Depois de 11 anos no Bom Dia Brasil, acordando às 4h30 para apresentar o telejornal, o que mudou em sua rotina à frente do Fantástico?
Estou aproveitando para sair para jantar, o que eu não fazia mais, ou ir ao cinema durante a semana. Faço coisas simples, mas que normalmente não podia fazer porque precisava dormir muito cedo. Outro dia, num domingo, fui dormir às 2h! Gente, dormir às 2h da manhã é uma delícia!

Como está o seu fuso horário?
Ainda está doido. De vez em quando, tomo remédio para dormir. Mas tenho dificuldade para dormir, sou do tipo que não dorme em avião... E, mesmo podendo ficar acordada até mais tarde, acabo me levantando no meio da madrugada. Depois, sinto um megassono pela manhã. Tem essa coisa do calendário também. Trabalhando aos domingos e folgando às segundas, não sei mais quando a semana começa e termina.

E como os seus filhos (Antonio e Miguel, de seu casamento com o empresário Harold Mac Dowell) estão lidando com essas mudanças?
Estamos em processo de adaptação. Acho que pega mais nos fins de semana, porque durante a semana todo mundo tem suas atividades, eles têm escola... Outro dia, as crianças falaram: "Mãe, vamos viajar para a serra?" (Renata está construindo uma casa na região serrana do Rio.) Eu disse que não poderia, porque ia apresentar o Fantástico. Mas há muita compreensão. Eu entendo que eles precisam viajar e eles sabem da importância do meu trabalho.

Como é a rotina deles? Gostam de ficar na internet?
Não ficam muito na internet, não. Nem eu. Não tenho Facebook, Twitter nem Instagram. O tempo anda tão curto, acho que a gente precisa priorizar. Eu prefiro ler um livro. O mais velho tem rede social, mas o mais novo, não. Meus filhos gostam da natureza, de ir para a rua, de andar de skate e brincar. O mais novo adora cinema. Acho que ele vai ser roteirista. Ele está sempre criando histórias e adora brincar de Lego também. Já o mais velho gosta de skate. Se eu fico com o coração na mão? Não, ele sabe andar legal, e é bem maduro para a idade dele, tem a cabeça no lugar. E gosta de escrever poesia, está lendo Machado de Assis!

Renata Vasconcellos: "Não escondo a idade, não quero parecer mais jovem do que sou"

Mãe de dois meninos, a jornalista não planeja ter mais filhos: 'Mas, se pintar, ok'
Foto: Ernani D'Almeida

É rigorosa na educação deles?
Sou tranquila, mas estou sempre os acompanhando. Sei onde estão e eles me ligam. Meus filhos também raramente vão para a noite. Eles são parecidos comigo, preferem o dia. Acho que não dão trabalho. O mais velho, se deixar, sai com o sapato furado. Ele põe uma fita crepe no tênis rasgado, acredita? Eu pergunto: "Meu filho, você não está precisando de um sapato novo?" Ele fala: "Não, este aqui ainda serve". Então, está bem (risos). Eles vão cortar o cabelo no barbeiro, curtinho, e "vão bora", são assim.

Há quanto tempo você e Miguel Athayde (diretor de jornalismo da Globo Rio) estão juntos?
Eu me separei há seis anos e posso dizer que eu e Miguel estamos juntos há mais ou menos um ano.

Estão casados oficialmente?
Sim. Mas fizemos apenas um jantarzinho em família para comemorar. No outro relacionamento, eu me casei de véu e grinalda. Neste, nem moramos juntos. Vivemos em casas separadas. Não sei se vamos morar juntos. Acho que o segundo casamento é sempre algo mais maduro.

Não usam aliança?
Usamos sim. Estou sem ela agora porque mandamos gravar uma frase nas alianças.

Qual frase?
Prefiro manter em segredo...

Pensa em ter mais filhos?
Miguel já tem um filho de 9 anos e eu tenho dois. Acho que, no quesito maternidade, eu me sinto preenchida. Mas, se pintar, ok. Confesso que não é algo que queremos. Ainda temos muitos desafios da maternidade e da paternidade pela frente.

Já fez plástica?
Nunca fiz uma intervenção e não sou contra plástica. Mas sou a favor do direito de a gente envelhecer. Inclusive, acho muito bonito saber envelhecer. Não escondo a idade, não quero parecer mais jovem do que sou, quero estar bem. Claro que a gente gosta de se sentir bonita. Antigamente, eu acordava e a pele estava com aquele viço, agora está caindo um pouco (risos), mas, ah, tudo bem. A vida passa muito rápido para ficar preocupada com isso o tempo todo.

Renata Vasconcellos: "Não escondo a idade, não quero parecer mais jovem do que sou"

Apontada como uma mulher bonita, ela diz que quer ter o direito de envelhecer também
Foto: Ernani D'Almeida

Como você lida com a beleza?
Lido da forma mais natural possível. Eu agradeço, adoro ser chamada de bonita, quem não gosta? Não nego isso, eu me considero uma mulher bonita, sim, e fico lisonjeada. Mas eu boto isso no seu devido lugar, porque a beleza tem várias formas. Acho que é um conjunto, um estado de espírito. Essa beleza que as pessoas veem não e só física. Ela vem da voz, da maneira como me posiciono no trabalho, na vida. Não é a coisa mais importante do mundo, mas não negligencio isso. Faço ginástica, me alimento bem. Evito, claro, um ar mais sensual, até porque não sou assim, gosto de ser discreta. Curto a simplicidade. Quer me ver feliz? É me ver de cara lavada, com o cabelo preso, de jeans, camiseta e uma rasteirinha. Essa sou muito eu.

Mas você passa a imagem de uma mulher sofisticada...
O que eu posso te afirmar é que gosto das coisas simples, que, para mim, são de uma sofisticação imensa. Não há nada mais maravilhoso do que acordar, botar o cabelo para trás, calçar um chinelinho e entrar em contato com a natureza. Eu amo ficar com o pé no chão, pegar coisas da horta e fazer uma salada, ouvir os passarinhos pela manhã... Isso, sim, para mim, é um luxo. Sou feliz no meio do mato. Quero envelhecer lá.

Está usando roupas suas ou da emissora no Fantástico?
Gosto de usar meu guarda-roupa, tenho de estar me sentindo muito eu, porque não sou uma personagem. Mas fiz provas de figurino, porque no Fantástico tem essa coisa de mostrar o corpo inteiro, de as roupas serem elaboradas. Isso é uma novidade para mim, porque nos outros jornais eu botava um blazer e pronto.

O que a deixaria incomodada?
Não gosto de usar decotes profundos e detesto roupa colada ao corpo. E adoro usar calça, um terninho. Eu me sinto muito segura, tipo: 'Vamos trabalhar!'

Beleza em dobro

Renata Vasconcellos tem uma irmã gêmea, a estilista Lanza Mazza, coordenadora de estilo da grife Cantão. A semelhança extrema faz com que a irmã seja facilmente confundida por fãs de Renata. Na juventude, as duas chegaram a fazer trabalhos como modelo. A jornalista conta que sempre que saíam à rua, em Ipanema, zona sul carioca, onde nasceram e foram criadas, chamavam muito a atenção. "Tínhamos uns 16 anos. Aceitávamos porque ganhávamos um dinheirinho, mas nunca fomos modelos de verdade, isso é uma lenda. Acho até maldade com as profissionais falar que fomos modelos. E nunca quisemos seguir essa carreira", lembra a apresentadora.

ESTA ENTREVISTA FAZ PARTE DA EDIÇÃO 1992 DA REVISTA CONTIGO!, NAS BANCAS EM 20/11/13.

Renata Vasconcellos: "Não escondo a idade, não quero parecer mais jovem do que sou"

Renata e a irmã, Lanza
Foto: Mauricio Melo

Vote nas finalistas do 21º Prêmio CLAUDIA

Ciências

  • Adriana Melo
    Adriana Melo

    Especialista em medicina fetal comprovou a relação entre infecções por zika em e as malformações em bebês

  • Eliana Abdelhay
    Eliana Abdelhay

    Desenvolve pesquisas a fim de melhorar os prognósticos de doenças graves e agiliza o diagnóstico de câncer

  • Thelma Krug
    Thelma Krug

    Restringe o desmatamento nas florestas e emissão de poluentes, responsáveis pelas mudanças climáticas

Consultora NATURA

  • Juthay Nogueira
    Juthay Nogueira

    Promove ações para evitar que os jovens entrem para o tráfico de drogas, em uma comunidade de Belo Horizonte

  • Nilcimar Maria Silvestre dos Santos
    Nilcimar Maria Silvestre dos Santos

    Fundou uma associação que apoia vítimas de agressão doméstica e estimula o empreendedorismo 

  • Rozimere Santos Oliveira Souto
    Rozimere Santos Oliveira Souto

    Líder que organiza a produção agrícola e o empreendedorismo entre as mulheres, no Sertão da Paraíba

Trabalho Social

  • Marineide Silva
    Marineide Silva

    Criou uma ONG para ensinar corrida para mais de 500 crianças e adultos no bairro mais violento de São Paulo

  • Brigitte Louchez
    Brigitte Louchez

    Está à frente de uma ONG que luta para combater a exploração sexual de crianças e jovens em Fortaleza, no Ceará

  • Mônica Azzariti
    Mônica Azzariti

    A fonoaudióloga prepara policiais para que resolvam ocorrências nas favelas sem violência, evitando conflitos

Revelação

  • Alessandra Orofino
    Alessandra Orofino

    Esta à frente de uma ONG que conecta pessoas interessadas em solucionar problemas no Rio de Janeiro

  • Raquel Helen Santos Silva
    Raquel Helen Santos Silva

    Destaca-se por criar projetos de empoderamento e por conseguir apoio internacional para as causas feministas

  • Samantha Karpe e Letícia Camargo Padilha
    Samantha Karpe e Letícia Camargo Padilha

    Desenvolveram uma cobertura para ruas e estradas mais resistente, econômica e sustentável que a convencional

Negócios

  • Cristina Junqueira
    Cristina Junqueira

    Criou o Nubank, cartão de crédito que pode ser administrado pelo celular, dispensa o banco e não tem anuidade

  • Mariana Alves Madureira
    Mariana Alves Madureira

    Trabalha para impulsionar o desenvolvimento econômico de lugares pobres estimulando o potencial turístico

  • Carla Renata Sarni
    Carla Renata Sarni

    Criou uma rede de consultórios que oferece tratamento odontológico a um custo acessível na periferia

Políticas Públicas

  • Heloísa Helena de Oliveira
    Heloísa Helena de Oliveira

    Monitora e argumenta com políticos para alterar projetos de lei que não favorecem os jovens do Brasil 

  • Maria Clara de Sena
    Maria Clara de Sena

    Única transexual no mundo no cargo de Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura, luta pelos direitos LGBTs 

  • Paula Johns
    Paula Johns

    Fundadora da Aliança de Controle do Tabagismo + Saúde, batalha para controlar o tabagismo  

Cultura

  • Anna Muylaert
    Anna Muylaert

    Diretora do filme Que Horas Ela Volta?, aqueceu a discussão sobre a exploração do trabalho doméstico no Brasil

  • Mari Corrêa
    Mari Corrêa

    Realiza oficinas de cinema em aldeias do Xingu e ensina os índios a registrar sua cultura, história e hábitos

  • Panmela Castro
    Panmela Castro

    Imprime sua arte em murais e performances e oferece oficinas para prevenir a violência contra as mulheres 

#ESTAMOSJUNTAS

  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
    Testamos as famosas massagens tailandesas que tratam dores e propor...
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
    A foto desta mãe abraçando a caçula antes de ter outro filho vai...
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
    Conheça o coletivo de advogadas que já atendeu centenas de mulher...
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
    As maiores tendências de verão para você já ir preparando o arm...
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
    Sasha Meneghel lacra na primeira entrevista na TV: "Já tive u...
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM