Vídeo mostra que a coreografia de “Single Ladies” não é original

A coreografia de Beyoncé é muitíssimo parecida com uma feita em 1969.

A música Single Ladies é um dos maiores hits lançado Beyoncé e seu clipe também é um marco na carreira da artista. Isso porque a coreografia dançada por Bey e outras duas dançarinas virou um fenômeno instantâneo e, até hoje, é replicado à exaustão.

Leia também: 8 brigas históricas entre celebridades

Comparado a outros clipes da diva, Single Ladies é surpreendentemente simples, mas a performance é tão vibrante e a coreografia foi tão bem elaborada e executada, que ninguém conseguia parar de assisti-lo em 2008.

Acontece que ela não é tão original assim, como podemos ver nesse vídeo postado pela rádio britânica Capital FM:

No ar há poucos dias, o vídeo já foi assistido mais de 36 milhões de vezes e compartilhado por cerca de 42 mil pessoas. E não dá para negar: os passos de dança de Single Ladies são MUITO parecidos aos dessa coreografia intitulada Mexican Breakfast, criada por em Bob Fosse, em 1969. As imagens são de um programa de TV chamado Ed Sullivan Show. 

Na verdade, essa polêmica não é nova e está pipocando na internet há vários anos. Mesmo assim, a cantora nunca foi processada formalmente por conta dessa suspeita de plágio.

Em 2008, antes de a comparação vir à tona, a própria Beyoncé comentou que a premissa do clipe de Single Ladies foi inspirada em um vídeo em preto e branco coreografado por Bob Fosse, nos anos 1960. Nessa entrevista, ela diz que a inspiração se limita ao fato de que são três mulheres dançando, numa pegada visualmente simples, mas muito vibrante.

Só que ela não chega a revelar que a coreografia em si também é muitíssimo parecida. Bey se limita a dizer que ela foi criada por JaQuel Knight e Frank Gatson Jr

Apesar de a treta não ser nova, não dá para negar que essa história ainda dá pano para manga. Prova disso é o fuzuê causado pelo post da Capital FM essa semana. De qualquer forma, uma coisa é certa: a coreografia de Single Ladies pode ser um marco na carreira da maior estrela pop contemporânea, mas não é tão original assim.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Realmente são muito parecidas mas a Queen B dança melhor kkkk!

    Curtir