nao

Projeto barriga chapada: o segredo do abdômen de Bella Falconi

Veja o treino que esculpiu cada centímetro da barriga de Bella Falconi. Ela, que não levava a malhação a sério, também conta o segredo para manter a disciplina inabalável.

Atualizado em 18/06/2014

Reportagem: Manuella Menezes - Edição: MdeMulher

Abdominal

Fotos: Luciana Cristovam

O título ainda não existe, mas, se houvesse um concurso para escolher a Miss Abdômen Sarado, não teria para mais ninguém: Bella Falconi levaria a coroa com louvor. Com ou sem faixa, não importa, ela é admirada pelos seus gominhos mundo afora. Só no Instagram, quase meio milhão de seguidores se inspiram em seu estilo de vida saudável. "Começou como uma brincadeira. Eu usava o Instagram apenas para editar minhas fotos. Tinha no máximo 90 seguidores, que eram meus amigos. Mas, depois que iniciei a transformação do meu corpo, muito mais gente começou a me seguir. Quanto mais visíveis os resultados, maior a repercussão. Também passei a colocar fotos dos meus treinos e das refeições", conta a mineira de Belo Horizonte. 
 
Bella estudou direito e começou a frequentar a academia aos 17 anos, mas nunca levou a malhação muito a sério. Era dessas que se agarravam a qualquer desculpa para cabular os treinos. "Sempre quis ter formas definidas. A diferença era que naquela época minhas desculpas eram maiores do que minha vontade de conquistar o corpo desejado", avalia. "Eu não tinha uma rotina adequada e fazia exercícios bem básicos, e quando fazia. Começava e parava", recorda. 
 
Tudo mudou há sete anos, quando ela foi para Orlando (EUA) para estudar inglês e nunca mais voltou. Lá, conseguiu emprego em um banco e dedicava a maior parte do tempo ao trabalho. Até que hospedou uma atleta fitness casada com um amigo brasileiro. "Numa conversa na cozinha, perguntei: 'Como você conseguiu um abdômen tão definido. Esse é o meu maior sonho e nunca cheguei perto dele'. E ela me perguntou: 'Mas você se alimenta corretamente?' Óbvio que minha resposta foi não". Na manhã seguinte, Bella acordou às 5 da manhã para treinar antes do trabalho e à noite foi para a cozinha preparar as refeições do dia seguinte. E não parou mais. 
 
Em poucos meses, seu corpo se transformou. Ganhou músculos, substituiu gordura por massa magra e conquistou a tão sonhada barriga sarada. Nesse meio-tempo, tirou o certificado de personal trainer para atuar nos Estados Unidos. Hoje, aos 28 anos, pesa 53 quilos, distribuídos em 1,60 metro, e tem apenas 9% de gordura corporal. A mudança no shape também se refletiu na vida profissional. Há três anos, Bella inaugurou com o noivo a rede de lojas de suplementos Vita Flex, nos Estados Unidos, e se tornou garota-propaganda do negócio. Agora, ela se prepara para lançar no Brasil uma linha de congelados com o cardápio baseado 100% na sua alimentação. 
 

Supertanquinho, ativar! 

É a própria Bella Falconi quem monta sua série de abdominais, que entra na rotina dela três ou quatro vezes por semana. "Invisto nesse tipo de exercício para ter o abdômen bem marcado. Como qualquer outra musculatura, quanto mais hipertrofiada estiver, mais saliente fica", diz. Ela destaca outra vantagem do abdômen forte: "O suporte para a execução de todos os exercícios fica melhor, intensificando a qualidade da malhação". O treino é puxado. "Por isso, é indicado para alunas de nível intermediário e avançado, já que exige percepção corporal e habilidade motora", diz Rafael de Alencar Rodrigues, personal da academia Bodytech, que acompanhou esta sessão de fotos.
 
Treino

1. Abdominal lateral

Em pé, pernas afastadas na largura dos quadris. Mantenha os glúteos firmes e o abdômen contraído. Segure um halter em cada mão, com o braço estendido. Flexione o corpo para uma das laterais até que o halter esteja próximo da altura do joelho. Volte à posição inicial. Expire ao descer e inspire ao subir. Faça 3 séries de 10 a 15 x para cada lado, com halteres de 2 a 5 quilos.
 
Treino

2. Abdominal 45 graus com halter

Deite com os pés presos em um objeto fixo para melhor apoio. Segure o halter em uma mão com o braço estendido para trás, enquanto o outro se mantém estendido na lateral, sem encostar no chão. Suba o tronco sem a ajuda das mãos, focando toda a força no abdômen, até formar um ângulo de 45 graus. Na volta, pare um pouco antes de tocar o chão. Faça 3 séries de 10 a 15 x para cada lado, com halter de 1 a 4 quilos.
 
Treino

3. Bicicleta no solo

Deite com as pernas unidas e flexionadas, formando um ângulo de 90 graus. As mãos ficam atrás da cabeça. Leve um dos joelhos em direção ao cotovelo oposto, enquanto estende a outra perna. Em seguida, faça o mesmo movimento com o outro lado. Faça 3 séries de 10 a 15 x.
 
Treino

4. Prancha em 2 apoios

De barriga para baixo, apoie as mãos e a ponta dos pés no solo com pernas e braços estendidos. Mantenha o tronco em linha reta. Eleve a perna esquerda e o braço direito ao mesmo tempo. Sustente por 5 segundos e volte à posição inicial. Faça 3 séries de 10 a 15 x para cada.
 
Treino

5. Grampeador

Deite com pernas estendidas e braços esticados para trás, ambos sem tocar o chão. Erga o tronco e as pernas ao mesmo tempo, levando os dedos das mãos em direção à ponta dos pés. Quando voltar, pare antes de encostar no chão. Faça 3 séries de 10 a 15 x.

Comente