11 dicas valiosas para fazer um naked cake impecável

Agora você também pode arrasar com essa tendência que nunca sai de moda ;).

Os bolos pelados (sem cobertura) chegaram em 2014 como a tendência do ano e vieram para ficar. A graça desse estilo é que a massa e o recheio ficam à mostra, além de sempre contar com muitas flores e frutas para alegrar o dia. É simples, mas alguns segredos fazem toda a diferença!

1. A escolha da massa

Por mais que bolos fofinhos sejam os melhores do mundo, na hora de criar uma obra de arte que, normalmente tem dois ou mais “andares”, o melhor é preferir uma mais “firme”. Não precisa abrir mão do sabor nem da textura: o pão-de-ló é uma das melhores opções, além de ser bem fácil de fazer.

2. Deixe esfriar completamente

Pode parecer frescura, mas esse tempo que a massa sai do forno e fica na forma esfriando é essencial para evitar farelos de bolo. Já tentou cortar o bolo morno sem fazer sujeira? Pois então!

Leia mais: 13 dicas infalíveis para assar o bolo perfeito

3. Cuidado com a calda

Sim, caldas de chocolate e açúcar são maravilhosas para umedecer qualquer bolo – o problema é que isso pode deixá-lo “mole demais” e isso fará com que não consiga sustentar perfeitamente o peso das outras camadas.

4. Prefira recheios que não sejam frescos

Bom dia! ☀ A nossa cozinha já está a todo vapor. Uma ótima semana para todos! Encomendas pelo whats 98124-7078.

A post shared by Ateliê Mistura Doce (@misturadoce) on

Normalmente os belíssimos naked cakes vão ficar expostos por algumas horas – afinal você teve todo aquele trabalho e quer mostrar para todo mundo, não é? – e isso não é muito bom para ingredientes frescos como frutas. Elas soltam água e não costumam lidar muito bem com o calor, podendo “estragar” no meio do bolo. Deixe as frutinhas para decorar o topo!

5. Nivelar é preciso (e faz toda diferença)

Você pode cortar as massas usando linha, barbante, faca serrilhada ou um aparato próprio para tal (chamado nivelador). O importante aqui é tirar o topo mais alto do bolo e separar as camadas proporcionalmente. Dica: use uma régua para fazer a medida da altura exata para cada uma delas.

6. Bordas para que te quero!

Por não ter cobertura, esse tipo de bolo precisa ter as bordas bem bonitinhas e homogêneas. Por isso unte muito bem a forma e cuidado com o tempo de forno, se não ele pode dourar (e ressecar) mais do que deveria. Em todo caso, se estiverem levemente queimadas, você pode usar uma faca serrilhada pequena para ir “podando-as”. Sem exagero, claro!

7. Use algum medidor para o recheio

Seja ele brigadeiro, creme de baunilha ou ganache é essencial que seja igual em todas as camadas. Você pode usar uma colher de sorvete, de sopa ou qualquer outra maneira que facilite saber a quantidade que vai em cada parte do bolo. Aliás o saco de confeitar pode ser um grande amigo (e um ótimo investimento) nessas horas!

8. Suportes

Reprodução/America's Test Kitchen Feed Reprodução/America’s Test Kitchen Feed

Para que os andares não caiam nem deslizem você precisa de suportes. Toda construção tem sua estrutura interna, certo? Então são dois tipos: os pratos para as bases e os suportes de centro para sustentar o peso e segurar no centro. Em lojas especializadas você encontra esses itens, pois o uso de palitos de churrasco ou mesmo canudos não funciona tão bem quanto eles.

Para a base de cada um: tenha um prato (de papelão ou isopor) que seja exatamente do tamanho da camada – nem maior nem menor. No andar mais baixo não será necessário, mas para todos os outros faça um furo central nele, por onde passará o suporte.

9. Tempo de geladeira para firmar

Uma vez recheado seu bolo deve ficar um tempinho na geladeira (diria até 30 minutos) para que ele possa “incorporar” a estrutura e não ceder. Se você quiser montar cada andar dentro de uma forma de mesmo diâmetro, mas altura maior, é uma ótima dica. Forre com papel-filme e vá colocando camada por camada e recheando. Assim o bolo fica prontinho nessa forma e não vai “escorregar” para os lados por causa do peso.

10. Flores na decoração pode?

#tedslaguna #customizedcakeph #tedswarehouse #nakedcake

A post shared by Gel Salonga (@gel_salonga) on

Claro! A maioria dos bolos pelados ficam maravilhosos com combinações de frutas vermelhas e flores, de todo tipo. Para deixar a coisa ainda mais charmosa, fique atenta às espécies que são tóxicas para o ser humano, como a jasmin, copo-de-leite e alamanda. Dá para optar por flores comestíveis (que não apresentam nenhum risco) ou então lavar bem as folhas antes de usar – normalmente elas têm agrotóxicos e insetinhos ali. Para manter a flor bonita e não enfiar o caule diretamente na massa, use tubos específicos para tal (parecem tubos de ensaio) ou canudinhos.

11. Transporte

#nakedcake #wedding #rustic #vintage #love #vanilla #lemon #edibleart #photooftheday #weddingcake

A post shared by Amore Events & Cake Decorating (@amorecakecreations) on

Se o bolo tiver apenas um andar, você pode transportá-lo uma caixa até o destino. Se tiver dois ou mais, a sugestão é levá-los em caixas separadas e montar no local. Já pensou levar um bolo de cinco andares dentro do carro? surprise

A gente também tem um tutorial em vídeo explicando o passo a passo para você fazer essa delícia:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s