Pular para o conteúdo principal

PUBLICADO EM

29/10/2014

ATUALIZADO EM

29/10/2014

E-commerce de moda cresce e traz vantagens

Exclusividade é uma delas. Entenda o novo modelo de negócios
Como traduzir pela internet
Reportagem: Beatriz Levischi / Edição: MdeMulher

Praticidade é ponto positivo do e-commerce
Foto: Getty Images


O e-commerce - a venda de produtos pela internet - está crescendo graças à praticidade proporcionada. Desde o boom dessa sites nos moldes do famoso Net-a-Porter - criado em 2000, na Inglaterra, pela ex-jornalista de moda Natalie Massenet -, os executivos do mundo fashion enxergaram uma possibilidade de fazer negócios.

Quem recentemente entrou no jogo é a empresária Alice Ferraz, com o lançamento do F*Hits Shops, uma evolução de seu projeto de rede de blogs de moda. Para entender melhor a venda virtual, Alice encomendou uma pesquisa que mapeou o comportamento das consumidoras. Cerca de 1,5 mil mulheres, entre 18 e 55 anos, de diversas regiões do Brasil, participaram.

O resultado comprova que o ecommerce tem tudo para explodir. "Mais de 80% afirmaram fazer compras pela internet, sendo 30% mensalmente", conta. Os dados animadores não param por aí: o gasto médio por mês é de R$ 429, entre 21 e 46% do salário.

Outra novata no mercado é a loja Olook. Com direção de moda de Helena Linhares, o site já conta com 1 milhão de consumidoras cadastradas. O segredo do sucesso? Preços atraentes e novidades saindo do forno a todo momento, bem ao estilo fast fashion. Diferentemente de outras lojas virtuais, a Olook desenvolve suas próprias coleções, focadas em acessórios.

O e-commerce também traz vantagens para quem produz. "Trata-se de um mercado altamente técnico e competitivo, cuja principal vantagem é o ganho de escala", afirma Alexandre Icaza, sócio-diretor da loja virtual Glamour e um dos homens por trás do sucesso da Sack’s.

Ou seja, em vez de as marcas venderem em uma só loja, em uma cidade, o país inteiro (e até o mundo, em casos mais ambiciosos) vira um potencial consumidor. O mercado parece estar realmente animado com os novos rumos. Icaza viu a Glamour crescer 60% em 2011, com faturamento de R$ 15 milhões.

Quem também vai bem é a Shoes4You. Criada em setembro de 2011 por Olivier Grinda, a página, que trabalha com o modelo de assinatura, mostrou um crescimento de 400% entre novembro e dezembro.

Com o sucesso, surgem novos serviços, como é o caso do Click-à-Porter, agregador de lojas virtuais. Lá, o internauta pode ver mais de 30 mil produtos de sites diferentes.

É claro que ainda existem muitos inconvenientes na compra virtual, como não poder experimentar. No exterior, alguns e-commerces já oferecem um provador virtual com a tecnologia da realidade aumentada: a pessoa se posiciona em frente à câmera do computador, que sobrepõe uma imagem da peça, oferecendo uma visualização (ainda rústica) do caimento.

Por aqui, o OQVestir, criado em 2009, monta semanalmente look books, que ajudam a mostrar como as roupas vestem. Outra dificuldade desse negócio é convencer grifes a participar. Icaza, da Glamour, conta que, mesmo com o histórico de sucesso da Sack’s, ouviu muitas negativas. “Ainda existem algumas marcas que têm como política não vender pela internet. Mas isso vai acabar”, diz, otimista.

Vote nas finalistas do 21º Prêmio CLAUDIA

Cultura

  • Anna Muylaert
    Anna Muylaert

    Diretora do filme Que Horas Ela Volta?, aqueceu a discussão sobre a exploração do trabalho doméstico no Brasil

  • Mari Corrêa
    Mari Corrêa

    Realiza oficinas de cinema em aldeias do Xingu e ensina os índios a registrar sua cultura, história e hábitos

  • Panmela Castro
    Panmela Castro

    Imprime sua arte em murais e performances e oferece oficinas para prevenir a violência contra as mulheres 

Revelação

  • Alessandra Orofino
    Alessandra Orofino

    Esta à frente de uma ONG que conecta pessoas interessadas em solucionar problemas no Rio de Janeiro

  • Raquel Helen Santos Silva
    Raquel Helen Santos Silva

    Destaca-se por criar projetos de empoderamento e por conseguir apoio internacional para as causas feministas

  • Samantha Karpe e Letícia Camargo Padilha
    Samantha Karpe e Letícia Camargo Padilha

    Desenvolveram uma cobertura para ruas e estradas mais resistente, econômica e sustentável que a convencional

Trabalho Social

  • Marineide Silva
    Marineide Silva

    Criou uma ONG para ensinar corrida para mais de 500 crianças e adultos no bairro mais violento de São Paulo

  • Brigitte Louchez
    Brigitte Louchez

    Está à frente de uma ONG que luta para combater a exploração sexual de crianças e jovens em Fortaleza, no Ceará

  • Mônica Azzariti
    Mônica Azzariti

    A fonoaudióloga prepara policiais para que resolvam ocorrências nas favelas sem violência, evitando conflitos

Políticas Públicas

  • Heloísa Helena de Oliveira
    Heloísa Helena de Oliveira

    Monitora e argumenta com políticos para alterar projetos de lei que não favorecem os jovens do Brasil 

  • Maria Clara de Sena
    Maria Clara de Sena

    Única transexual no mundo no cargo de Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura, luta pelos direitos LGBTs 

  • Paula Johns
    Paula Johns

    Fundadora da Aliança de Controle do Tabagismo + Saúde, batalha para controlar o tabagismo  

Ciências

  • Adriana Melo
    Adriana Melo

    Especialista em medicina fetal comprovou a relação entre infecções por zika em e as malformações em bebês

  • Eliana Abdelhay
    Eliana Abdelhay

    Desenvolve pesquisas a fim de melhorar os prognósticos de doenças graves e agiliza o diagnóstico de câncer

  • Thelma Krug
    Thelma Krug

    Restringe o desmatamento nas florestas e emissão de poluentes, responsáveis pelas mudanças climáticas

Negócios

  • Cristina Junqueira
    Cristina Junqueira

    Criou o Nubank, cartão de crédito que pode ser administrado pelo celular, dispensa o banco e não tem anuidade

  • Mariana Alves Madureira
    Mariana Alves Madureira

    Trabalha para impulsionar o desenvolvimento econômico de lugares pobres estimulando o potencial turístico

  • Carla Renata Sarni
    Carla Renata Sarni

    Criou uma rede de consultórios que oferece tratamento odontológico a um custo acessível na periferia

Consultora NATURA

  • Juthay Nogueira
    Juthay Nogueira

    Promove ações para evitar que os jovens entrem para o tráfico de drogas, em uma comunidade de Belo Horizonte

  • Nilcimar Maria Silvestre dos Santos
    Nilcimar Maria Silvestre dos Santos

    Fundou uma associação que apoia vítimas de agressão doméstica e estimula o empreendedorismo 

  • Rozimere Santos Oliveira Souto
    Rozimere Santos Oliveira Souto

    Líder que organiza a produção agrícola e o empreendedorismo entre as mulheres, no Sertão da Paraíba

  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
    Marta Silva se emociona: "Não deixem de apoiar o futebol femi...
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM
  • Este campo genérico trata a saída do campo título do bloco card na view, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    Este campo genérico trata a saída do campo legenda do bloco card, e tem um template específico que está no tema mdemulher.

    O que é destaque no MdM