#juntassomosmaiores: por que você também tem que fazer parte dessa hashtag

Quer dizer, você pode fazer parte se quiser, mas a escolha é só sua ;)

Antes de mais nada, eu sou muito contra segmentar qualquer coisa. Eu acho que quando você rotula um grupo, automaticamente exclui outro. Mas aí, como fazer a gorda se sentir parte da moda sem clamar por roupas plus size? Como fazer essa mulher entender que as roupas também são para ela sem colocar uma modelo ou blogueira gorda vestindo? OK. Essa etapa a gente já assimilou e passou: já temos um mercado cada vez mais quente de roupas de tamanhos grandes e de mulheres vestindo acima de 46 dando a cara a tapa em blogs e redes sociais. Qual seria o próximo passo então? 

A evolução é mostrar para a leitora que, apesar do movimento chamar plus size, ele não é isolado, nem excludente. É mostrar que o objetivo principal é fazer com que todas as mulheres sejam livres. Não só as que foram oprimidas por serem gordas, mas também as que sempre quiseram “ter as pernas alongadas”, as que gostariam de ter a “silhueta mais fina”, as que evitavam “estampas grandes que aumentam”, e por isso nunca conseguiram usar listras horizontais, top cropped, calça skinny, legging estampada, entre tantas outras peças que foram deixadas no fundo das araras e nunca tiveram chance de se tornarem objeto de expressão pessoal. 

Para incentivar essas mulheres e mostrar que o movimento a favor da aceitação corporal realmente quer juntar todas as mulheres – sem excluir as gordas ou pequenas ou baixinhas ou largas ou magras, etc – algumas blogueiras tiveram a ideia de criar uma hashtag botando à prova as regrinhas da moda que sempre oprimiram a liberdade corporal da mulher. É o movimento #juntassomosmaiores que convida todas a tirarem fotos usando uma peça “proibida” ou um look tabu e compartilhar nas redes. 

Além de provar que mulheres de diferentes biotipos podem ficar tão lindas quanto outras em um mesmo tipo de roupa, essas ações coletivas incentivam outras mulheres a olharem em novas direções: a da autoaceitação e da coragem de ousar, o que gera um sentimento de empatia coletiva. Ou seja, as mulheres só saem ganhando! 

Para as que sempre tiveram uma relação de amor e ódio com a expressão por meio das roupas ou para as que tiveram uma relação de vergonha com o corpo, esse movimento diz: minha filha, todo mundo pode usar o que quiser e você também!

O primeiro desafio da #juntassomosmaiores foi legging colorida ou estampada, tão temida pelas baixinhas, gordinhas, coxudas e qualquer mulher que não tivesse as coxas malhadas, duras e sem celulite, tão xingada em sites especializados em moda, tão temida pelas fashionistas… E tão divertida quando você se livra de todos esses impasses!

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Ju Romano

Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal

Tamanho P | Grandes Mulheres | Hoje eu vou Assim Plus Size



Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Moda Plus Size Brasil

Bom, o próximo desafio será publicado dia 05/10 simultaneamente em todos os blogs, redes sociais e meios de comunicação que quiserem participar. O tema? LISTRAS HORIZONTAIS, as faixas mais temidas da história da moda e que não vai mais nos botar medo. Fica aí o convite para você montar o seu look com elas e mostrar como é a sua forma de se expressar visualmente por meio das listras. Ah! Só não esquece de colocar a hashtag #juntassomosmaiores para outras mulheres se inspirarem também!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s