nao

Veja a receita para fazer um colete de tricô

Fácil de fazer e de combinar, esta peça de lã tem cavas amplas e modelagem soltinha, o que é ótimo para sobreposições

Publicado em 14/08/2013

Receita cedida pela Aslan | Fotos: Carlos Bessa

Colete de tricô


Material

Tamanho 40/42:
· 3 novelos de 100 g, cada um, do Fio Macarena, da Aslan, na cor 054
· 1 par de agulhas para tricô nº 10
· Agulha para crochê da Aslan nº 6
· 1 botão grande com tira de couro

Amostra: um quadrado de 10 cm em ponto meia nas agulhas nº 10 =  9 pontos x 14 carreiras. Em ponto alto com a agulha de crochê = 10 pontos x 3 carreiras

Pontos utilizados
· Ponto meia
· Ponto tricô
· Correntinha
· Ponto alto


Execução

O trabalho é feito em uma só peça. Monte 80 pontos nas agulhas nº 10 e tricote em ponto tricô. A 4 cm do começo, tricote do seguinte modo: 4 pontos em tricô, 12 pontos em meia, 8 pontos em tricô, 32 pontos em meia, 8 pontos em tricô, 12 pontos em meia e 4 pontos em tricô. A 10 cm do começo, divida o trabalho do seguinte modo: 20 pontos para a frente direita, 40 pontos para as costas e 20 pontos para a frente esquerda. Trabalhe cada lado separadamente.

Gráfico

Costas

Deixe os pontos das partes da frente à espera e trabalhe nos 40 pontos das costas da seguinte maneira: 4 pontos em tricô, 32 pontos em meia e 4 pontos em tricô. A 45 cm do começo, para os ombros, arremate de cada lado 5 pontos e deixe os pontos restantes à espera.

Frente

Retome os 20 pontos da frente esquerda que estão à espera e trabalhe do seguinte modo: 4 pontos em tricô, 12 pontos em meia e 4 pontos em tricô. A 45 cm do começo, para o ombro, arremate à direita 5 pontos e deixe o restante dos pontos à espera. Retome os pontos da frente direita que estão à espera e trabalhe como na frente esquerda. A 45 cm do começo, para o ombro, arremate à esquerda 5 pontos e deixe o restante dos pontos à espera. Costure os ombros.

Gola

Com a agulha de crochê, trabalhe em ponto alto em todos os pontos deixados à espera e mais 1 ponto alto na costura dos ombros (= 62 pontos altos). A 19 cm (= 6 carreiras) do começo, pare. Prenda o botão para fechar o colete na 1ª carreira de ponto alto da frente direita e a 9 cm dos pontos altos da frente esquerda.


Como usar

· Nos dias frios, combine-o com blusas de tricô ou algodão com gola alta ou careca.

· Para invernos moderados, o colete vai bem com camisetas ou blusas com mangas ¾, bermudas de corte reto e sapatilhas.

Dica: substitua o botão com tira de couro por um broche ou botão grandes com dois furos no meio. Faça um cordão com ponto correntinha, passe entre os furos e amarre atrás.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.