nao

Seios saudáveis

O sutiã certo garante mamas mais firmes, tonificadas e ainda evita problemas na coluna

Publicado em 29/10/2008

Fabricio Pellegrino

Conteúdo VIVA!MAIS
Seios saudáveis

A peça deve aliar sustentação e conforto. 
Para o dia-a-dia, escolha uma com alças 
presas nas costas e de algodão, que 
facilita a transpiração.
Foto: Dreamstime

Não tem jeito: ao entrar numa loja de lingeries, o olhar feminino sempre se volta para as peças mais chamativas — as com rendas, detalhes de strass, alças diferentes. A beleza conta na hora da compra, mas esse não deve ser o único quesito a ser avaliado. 

Utilizado para auxiliar os chamados ligamentos de Cooper — estruturas responsáveis pela sustentação da mama, o acessório ajuda na luta contra a ação da gravidade. A responsabilidade é tanta que um modelo equivocado pode romper esses ligamentos, causar flacidez e prejudicar a coluna. 

Para acertar na lingerie, Maria Helena Vermot, mastologista da Sociedade Brasileira de Mastologia, ensina como escolher a melhor peça.

Bojo e enchimento

Eles disfarçam peitos pequenos e dão boa sustentação. Mas o excesso de espuma utilizado para dar volume faz o seio transpirar muito. A conseqüência? Perda de tônus que leva à queda mamária. Por isso, alterne-os com modelos simples de algodão.

Tomara-que-caia

Ótimo para usar com vestidos ou blusas decotadas. No entanto, não pode fazer parte do dia-a-dia, principalmente para quem tem mamas fartas. Como não possui alças, a peça segue a lei da gravidade e empurra o tecido da pele para baixo.

Alças

As muito finas e justas tendem a marcar os ombros e até mesmo ocasionar problemas nas costas. Prefira as mais largas e bem ajustadas ao corpo. Elas devem ser atadas nas costas e não no pescoço, para não prejudicar a coluna cervical.

Costuras, ferrinhos e rendas

Essas características, sem dúvida, dão um toque de sofisticação à peça. Contudo, podem ser perigosas para a saúde. Além do risco de ocasionar alergia, costumam marcar o corpo e até comprometer a circulação linfática, provocando inchaço.

Top

Quem realiza atividades físicas de impacto, como corrida, caminhadas aceleradas e aulas de bicicleta, necessita de cuidados redobrados. Opte por um modelo firme e de tecido que facilite a transpiração, como o algodão. Vista um top sequinho por cima.

Cuidados especiais

· Toda mulher pode dormir sem sutiã. Porém, quem tem seios grandes deve deitar com a barriga para cima ou de lado, nunca de bruços. Isso evita a flacidez. 

· Se você sofre com problemas posturais, privilegie lingeries e blusas mais ajustadas ao corpo. 

· Para manter a firmeza, é preciso investir em atividade física, hidratar a região com cremes, ingerir bastante líquido e evitar álcool, que resseca a pele. 

· Usar a mesma lingerie por vários dias é anti-higiênico. Ela deve ser lavada diariamente para, principalmente, evitar o risco de possíveis infecções, pois a mama produz secreções que protegem o tecido mamário, mas seu acúmulo pode ser prejudicial.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

camila - eu nao sabia que nao podia ficar muito tempo com o mesmo sutia mim ajudou demais,valeu - 27/04/2012 13:01:29

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.