nao

Figurinista da Globo revela as atrizes que são loucas por moda

Marília Carneiro cuida do guarda-roupa das estrelas da Globo há 37 anos e responde às perguntas das leitoras de MÁXIMA

Atualizado em 03/02/2011

Conteúdo MÁXIMA
Marília Carneiro

A figurinista Marília Carneiro, responsável pela moda da trama "Ti-ti-ti"
Foto: TV Globo/Divulgação

Marília Carneiro é um dos nomes mais importantes do Brasil quando o assunto é moda das telenovelas. Figurinista da Globo há 37 anos, ela é atualmente responsável pelo guarda-roupa da novela "Ti-ti-ti", assim como foi por "Caras e Bocas" (2009), "O Clone" (2001), "Dancin’ Days" (1978) e "Gabriela" (1975), e pelas minisséries "Dalva e Herivelto - Uma Canção de Amor" (2010), "Maysa - Quando Fala o Coração" (2009) e "Anos Rebeldes" (1992), entre muitas outras produções.

Conheça melhor o trabalho delicioso da profissional, na entrevista a seguir com as perguntas do fórum "Você Pergunta", no Clube da MÁXIMA.

O que você leva em consideração ao montar um figurino?
Penso no perfil completo do personagem: se é jovem, rico, pobre, bonzinho, ruim, estado civil, signo, profissão... Levo cada detalhe em consideração. Depois, converso com o ator ou a atriz para adequar o figurino, respeitando as inseguranças do profissional. Assim, gero confiança entre nós. Mas minha relação primordial é com o diretor, com quem troco figurinhas o tempo todo. Preciso ter intimidade com ele para conseguir dar vida a um personagem. 

Os atores palpitam na produção?
Os homens nunca e as mulheres sempre! Mas dou abertura total para quem quer palpitar. A Regina Duarte, por exemplo, traz um malão com as roupas que quer usar. Resolvemos a questão com uma brincadeira: ela apresenta o figurino dela e eu o meu, daí o melhor ganha! Assim, criamos um jeito dinâmico de trabalhar e nos damos superbem. Já os homens vestem de tudo. Exceção era o Raul Cortez. Ai de você se errase o figurino dele! Nunca conheci um homem tão chique quanto ele.

Adriana Esteves e Guilhermina Guinle

Adriana Esteves e Guilhermina Guinle estão entre as estrelas que adoram ajudar Marília a criar figurinos
Foto: TV Globo/Divulgação

Que famosas colaboram sempre?
Sou apaixonada pela Flávia Alessandra, Adriana Esteves, Claudia Raia e Guilhermina Guinle. Essas meninas são extremamente colaborativas e me ajudam todas as vezes.

Quais são as principais inseguranças das atrizes?
Elas se acham gordas, apesar de a maioria não ser. Todas querem ser esqueléticas, um padrão que não acho bacana. Como sou mulher e absolutamente vaidosa, sei bem como deixá-las à vontade com o próprio corpo diante das câmeras.

Em que você se inspira?
Nas pessoas. Eu adoro gente! Tenho uma curiosidade imensa pelo ser humano, puxo papo até no elevador. As pessoas são meu material de trabalho.

Já errou feio em uma produção?
Sim, quando vesti a Gal Costa para um show com uma roupa rosa de plumas. Ela parecia o pássaro Garibaldo, da Vila Sésamo. Ela confia em mim cegamente, mas por anos me ligou para lamentar a história. A sorte é que somos grandes amigas e hoje damos boas risadas...

Uma roupa que ninguém erra ao usar?
Camisa branca. Deixa qualquer um elegante e, ao contrário do que se pensa, não engorda. O que engorda é doce!

Claudia Raia e Flávia Alessandra

Claudia Raia e Flávia Alessandra são atenadas com a moda
Foto: TV Globo/Divulgação

O que a pessoa deve levar em conta ao definir o seu estilo?
Em primeiro lugar, a idade. Vista-se de acordo com a sua para não parecer ridícula. Segundo, o seu biotipo. Se você for mais gordinha, esqueça roupa justa e abuse dos tecidos molinhos para disfarçar. Se você for baixinha, coloque roupas de uma única cor para não cortar a silhueta. E, por último, respeite o seu gosto. Você precisa gostar do que veste para sentir-se segura e linda. Lembre-se que o mais importante na hora de se vestir é conforto e qualidade.

O que é o máximo para você?
Uma viagem deliciosa! Quando acabar "Ti-ti-ti", vou viajar pela Europa.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.