Truques fáceis para consertar roupas em situações de emergência

O zíper emperrou? A roupa amassou? Nada de pânico. É fácil tirar de letra esses e outros probleminhas que insistem em boicotar nossa produção

Truques simples podem tirar você – e sua produção – do sufoco
Foto: Dreamstime

Vapor na roupa amassada

Quando não se tem tempo para usar o ferro de passar, apele para a técnica do vapor: feche a porta e a janela do banheiro, pendure a peça perto do box e tome um banho! “A umidade ajuda a tirar o amarrotado da roupa”, garante Patrícia Cuozzo, coordenadora de moda e Beleza do Senac-RS. Para finalizar: quando sair, estique a peça na cama e passe as mãos sobre o tecido, começando pelo centro em direção às bordas.

Fita ajusta a alça

Além de ajudá-la a remover bolinhas da roupa, a fita crepe pode ser usada para… Ajustar uma alça comprida demais! Dobre para dentro o que sobra do tecido e prenda com um pedaço de fita crepe. Funciona melhor se a roupa não for porosa nem grossa.

Gilete nas bolinhas

Em malhas grossas, como as de lã, use uma gilete. “Estique bem a peça e passe a lâmina sobre as bolinhas”, orienta a coordenadora. A blusa deve estar bem seca, assim como a gilete. Malha fina? No caso de viscose, conte com a fita crepe: corte um pedaço e junte as pontas, deixando a cola para fora. Coloque os dedos indicador e médio dentro do círculo de fita e passe por toda a peça. “Esse truque também elimina cabelos e pelos”, diz Patrícia.

Vela no zíper

O zíper da calça jeans emperrou? Experimente esfregar a base de um bastão de giz de cera ou de uma vela nos lados interno e externo dos dentes do zíper e puxá-lo para cima. Estou na rua, e agora? “Use um hidratante ou algo bem oleoso”, ensina a especialista.

Esmalte na meia-calça

Sempre que sair de casa usando meia-calça, leve na bolsa um vidro de base incolor. O motivo? Você nunca sabe se a peça vai ganhar furinhos e a base, acredite, pode salvá-la! O truque é simples: “Ao perceber o furo, observe em que direção o fio está desfiando e pingue uma pequena gota de esmalte incolor na região”, ensina Patrícia Cuozzo. Dessa forma, você evita que a meia rasgue – o que não é nada elegante, não é mesmo?

Fita no tomara que caia

Cole a peça na sua pele usando uma fita dupla face. Posicione-a na borda da roupa. Assim, segura o decote por mais tempo! “Esse truque é utilizado em desfiles”, revela Patrícia. Atenção: não use hidratante corporal, que impede que a fita cole na sua pele.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s