Cuide de seus sapatos conforme o material

Camurça, couro, plástico, tecido, verniz: cada material de sapato exige um cuidado específico. Veja as dicas e faça seus calçados durarem muito mais!

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 22/06/2011 em

Viva! Mais

um conteúdo de

Cuide de seus sapatos conforme o material
Belisa Rotondi

Se molhou o sapato na chuva, coloque papel absorvente por dentro para acelerar a secagem
Foto: Dreamstime

"Dica geral: se molhou o sapato na chuva, coloque jornal ou papel absorvente por dentro para acelerar a secagem", ensina Erica Javaroni, coordenadora de moda do Senac-Jaú. Esse é o único cuidado que vale para qualquer sapato. A seguir, como conservar as peças de acordo com o material:

Camurça

Absorve muita sujeira. "Use produtos específicos (que devem ser aplicados a cada 60 dias) para impermeabilizar o material", ensina Erica.

Couro artificial

Limpe com pano úmido e deixe a peça secar longe do sol. "Espere pelo menos 24 horas antes de usar o calçado novamente", diz a especialista.

Couro natural

Misture 1/3 de vinagre branco com 2/3 de água. Umedeça um pano na solução e torça bem. Passe no calçado (por dentro e por fora!), mas com cuidado para não encharcar a peça. "Após a limpeza, é necessário engraxar para o couro não ressecar", diz ela.

Plástico

Umedeça o calçado e aplique sabão neutro com uma escova de cerdas macias (por dentro e por fora). Retire o sabão com pano úmido e deixe secar na sombra. O calçado possui estampa, metais, glitter? Seja delicada.

Tecido

Para tirar pouca sujeira, umedeça o calçado com uma esponja e use uma escova para esfregá-lo de leve. Então, coloque papel por dentro para que seque. Se a sujeira estiver pesada, retire o excesso com uma escova seca e, depois, faça o processo com a esponja.

Verniz

Limpe com pano umedecido em água. Seque com outro pano e passe uma flanela limpa.