Dicas para organizar seus sapatos

Organizar a sapateira, além de ser prático, prolonga a vida dos sapatos. Siga as dicas e aprenda como deixar tudo arrumado!

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 05/08/2011 em

Viva! Mais

um conteúdo de

Dicas para organizar seus sapatos
Belisa Rotondi

Se for organizar os sapatos em gavetas deixe um pé atrás do outro
Foto: Getty Images

Em gavetas

Deixe um pé atrás do outro. "É uma boa forma de se enxergar tudo o que há na sapateira", orienta Cristina Papazian, especialista em organização. Para facilitar a escolha, arrume as peças de acordo com a cor e não pelo modelo.

Em armário com colmeias

É o lugar perfeito, pois você organiza um par em cada casulo. "Pode-se guardar até três pares de rasteirinha no mesmo local", garante ela.

Em sapateira

Atrás da porta vale apenas para modelos sem salto. Caso contrário, danifica-se o calçado e o bolso da sapateira, que vai alargar. Para otimizar o espaço, junte a sola das sapatilhas e rasteirinhas ao guardá-las.

Dicas para organizar seus sapatos

O lugar perfeito é o armário com colmeias, pois cada sapato cabe em um casulo
Foto: Dreamstime

E em caixas?

"Não aconselho", diz Cristina. Os motivos: você não consegue identificar rapidamente o par e ainda corre o risco de danificá-lo. "O papelão da caixa absorve a umidade, que pode ser transferida para o calçado. Com o tempo, há o risco de criar mofo". O mesmo vale para saquinhos de TnT - melhor evitá-los!

As botas vão durar!

Para não deformar o cano - o que sempre acontece! - guarde a bota de pé, com uma garrafa pet dentro. "Lave a garrafa, deixe secar e coloque algumas pedrinhas secas de aquário para dar peso. Não use grãos ou água, pois formará fungo", alerta Cristina.