Gloria Perez recebe puxão de orelha por questão trans em novela

A Associação Nacional de Travestis e Transexuais redigiu uma nota para a autora de "A Força do Querer" e disse que a nomenclatura usada por ela está errada.

A história de Ivana em “A Força do Querer” tem introduzido a temática trans na vida de milhares de espectadores, e isso é ótimo. De acordo com nota divulgada na semana passada pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), no entanto, é preciso que a autora da novela, Gloria Perez, preste mais atenção à nomenclatura usada para se referir à personagem.

“Sabemos que as novelas são obras de ficção, porém as novelas interferem na realidade quando levam para a casa das famílias brasileiras debates importantes para a sociedade, tornando-se mais que uma obra de ficção”, escreve no Facebook a presidenta da instituição, Keila Simpson.

Leia mais: Conheça o homem trans que inspirou a história de Ivana na novela

Segundo ela, identificar Ivana como “transgênero” é uma atitude que “deixa a desejar”. Inspirada na obra de um homem trans, João W. Nery, a personagem poderia ser chamada da mesma forma: é um homem trans.

Além disso, a ANTRA também critica a forma como “A Força do Querer” aborda a temática das travestis. A personagem Elis Miranda, interpretada na novela por Silvero Pereira, compartilha informações errôneas sobre o assunto. Ela chega a afirmar, por exemplo, que travestis são gays – o que não é verdade, segundo a instituição.

Leia mais: Por que faz sentido criminalizar a homofobia e a transfobia?

“Quando se refere a travestis, a novela se perde numa profusão de diálogos e conceitos que não ajuda em nada essa população, e acaba complicando ainda mais o trabalho que temos desenvolvido ao longo de anos, que é o de tirar o estigma que esse termo representa”, escreve a presidenta da ANTRA.

Mais adiante, ela compartilha uma espécie de glossário, bastante didático, para que a autora da novela possa “corrigir” as confusões causadas.

Entenda:

Gay = Homem que tem atração afetiva e sexual por outros homens. Imagem e identificação masculina com imagem e identificação masculina.

Transformista = termo em desuso, para designar homens, não necessariamente gays, que se vestiam de mulher para eventos, shows, concursos etc. Existem ainda Drag Queens, drag King, cross dress, entre outras Expressões de gênero. Não são identidades.

Travesti = Pessoa designada no nascimento como sexo masculino, mas que transiciona do masculino para o feminino e vive 24 horas no gênero feminino. Geralmente usa hormônios e faz modificações no corpo através de intervenções cirúrgicas, mas não é uma regra.

Transexual = Pessoa que se sente não pertencer ao gênero atribuído no nascimento através do órgão genital. Algumas pessoas trans externalizam a transexualidade fazendo a transição de gênero, podendo usar hormônios e intervenções cirúrgicas, ou não, e simplesmente mudando as vestimentas e características atribuídas ao gênero ao qual entende pertencer. Essa designação vale para Mulheres transexuais e Homens trans.

Transgênero = Palavra guarda-chuva que abarca todas as expressões de gênero, transformistas, drag queens, travestis e transexuais, mas não é uma identidade politicamente construída. Não utilizamos esse conceito na nossa instituição como identidade mas temos uma discussão acerca do tema”.

Leia mais: ‘Laerte-se’: documentário foi terapêutico para a cartunista trans

Leia o post na íntegra abaixo:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s