Acredite: iogurtes e queijos integrais são menos processados e garantem maior sensação de saciedade. O leite, sim, pode ser o semidesnatado. O mesmo vale para iogurtes
Foto: Getty Images

Puro ou em receitas, o queijo é unanimidade nas refeições de inverno
Foto: Eduardo Delfim

Da pizza ao cheesecake, o queijo pode estar presente em todas as refeições: desde o café da manhã, na forma de um requeijão cremoso, até um parmesão ralado sobre a macarronada. Ou, ainda, fatias de mussarela ou queijo prato no lanche da tarde.

Esse alimento surgiu 2.800 a.C., quando alguém esqueceu leite num saco de couro, causando a separação da coalhada e do soro, segundo revela Juliet Harbutte em O Livro do Queijo (Ed. Globo Livros). Conheça um pouco mais sobre as principais variedades e saiba como usá-los em receitas.

Combine queijos e pratos


 

Fotos: Mario Piroli (brie), Sheila Oliveira/Empório Fotográfico (queijo de cabra, mussarela de búfala e queijo cottage), Leo Feltran (catupiry), Alfredo Franco (coalho, parmesão, prato e requeijão), Pedro Rubens (provolone), Alex Silva (gouda, minas e cheddar), Dercilio (mussarela e ricota) e divulgação (gorgonzola).