Receitas
PATROCINADO POR
search clear

Bolo de cenoura com calda de chocolate sem erro

  • Dificuldade Fácil
  • Preparo Médio (de 30 a 45 minutos)
  • Rendimento 12 fatias
Ingredientes
Modo de preparo

Para fazer esta receita, é necessário ter uma balança de cozinha: as medidas exatas garantem que o bolo dará certo.

Unte com manteiga uma forma de bolo com furo no meio de 25cm de diâmetro. Enfarinhe todos os lados e o meio. Ajuste a grade do forno para a posição centralizada em relação à altura.

Preaqueça o forno a 180°C por no mínimo 5 minutos.

Bata no liquidificador o óleo, os ovos, a cenoura e a primeira parte do açúcar (200g) por 3 minutos ou até que todos os ingredientes fiquem bem homogêneos e a textura fique parecendo a de um creme espumoso.

Retire a mistura do liquidificador e a coloque em uma tigela.

Acrescente a farinha de trigo e o fermento químico em pó e misture com a ajuda de um batedor de arame (fouet) até que incorpore bem.

Despeje a massa na forma e leve ao forno já aquecido por um período de 20 a 30 minutos.

Para saber se está bom, repare se a massa cresceu e está ganhando cor dourada no topo. Abra o forno e toque o topo do bolo, bem ao centro, com o dedo, fazendo uma pequena pressão – é preciso sentir a firmeza do bolo. Se, ao retirar o dedo, o bolo retoma ao formato original (exatamente como uma esponja), é porque ele está pronto.

Retire do forno e deixe esfriar por 10 minutos antes de desenformar. Para ajudar a retirar o bolo da forma, passe uma faca pequena sem ponta nas bordas até o fundo da forma e repita o mesmo nas bordas centrais. Dê umas sacudidas de leve na forma para sentir se o bolo está solto antes de virá-lo em um prato.

Enquanto o bolo assa, faça a calda de chocolate

Em uma panela, misture a água, a segunda parte do açúcar (200g), o chocolate em pó, o leite e a manteiga antes de levar ao fogo.

Leve ao fogo médio (200°C) e, agora sem mexer, deixe a calda levantar fervura. Quando tiver fervido, deixe cozinhar por 1 minuto.

Desligue o fogo e espere a calda esfriar um pouco.

Antes de a calda ficar totalmente fria, despeje-a sobre o bolo de cenoura desenformado no prato e está pronto!

* Receita cedida pelo chef confeiteiro Lucas Travesso, professor do curso de gastronomia da Faculdade Estácio de Sá em São Paulo.

Informações nutricionais