Receitas
PATROCINADO POR
search clear
UM CONTEÚDO DE Boa Forma

Brandade de Bacalhau com Batata Doce gratinado na Abóbora

  • Dificuldade Médio
  • Preparo Demorado (+45 minutos)
  • Rendimento 6
Ingredientes
Modo de preparo

Corte a abóbora cabotia na parte de cima, com se fosse retirar uma tampa, e remova as sementes. Unte-a por dentro e por fora com óleo. Leve ao microondas ou ao forno até que fique macia, porém firme. Reserve.

Em uma panela, coloque o  duas xícaras de leite e a água e leve ao fogo até ferver. Acrescente o bacalhau e deixe no fogo por mais 2 minutos. Retire as postas com uma escumadeira e separe cada uma delas em lascas grandes.

Em uma frigideira antiaderente grande, doure a cebola com o óleo. Adicione o tomate e a salsa. Deixe refogar por 5 minutos sem parar de mexer. Junte o bacalhau e refogue por mais 2 minutos.

Desligue o fogo e só então regue com o azeite. Reserve.

Para preparar a farofa, misture o farelo de trigo, o parmesão e a salsa. Reserve. Para o purê, misture a batata-doce, meia xícara de leite, as gemas, 3 colheres (sopa) da farofa de parmesão e, por último, as claras em neve. Montagem: intercale camadas de purê e de bacalhau dentro da abóbora (finalize com o purê). Polvilhe com a farofa e leve ao forno por 10 minutos ou até gratinar. Sirva com brócolis cozidos no vapor.

Receita sugerida pela nutricionista Maria Cecília Corsi, da Casa Liv Light, em São Paulo.

Informações nutricionais