Receitas
PATROCINADO POR
search clear

Panqueca sem glúten

  • Dificuldade Fácil
  • Preparo Médio (de 30 a 45 minutos)
  • Rendimento 12 unidades
Ingredientes
Modo de preparo

Para a farinha preparada para bolos 1

Para esta receita você precisará de um mix de farinhas que substituirá a farinha de trigo. Junte a fécula de batata com o creme de arroz, misture bem, guarde em uma tigela com tampa e reserve.

Para a massa

Coloque a mistura de farinhas citada acima e os demais ingredientes no liquidificador e bata até obter uma massa lisa e homogênea.

Em seguida, aqueça uma frigideira antiaderente pequena ou uma panquequeira em fogo médio e despeje uma concha de massa no meio.

Segurando o cabo da frigideira, gire o pulso de forma que a massa se espalhe no fundo e forme uma fina camada. Deixe cozinhar por alguns minutos, até que o fundo esteja dourado. Vire com a ajuda de uma espátula ou de um prato e deixe dourar do outro lado.

Retire da frigideira, coloque em um prato e cubra com um pano limpo e seco, para manter aquecido e não ressecar. Repita o procedimento até acabar a massa.

Dica 1: Para obter uma massa mais leve, troque o leite por água mineral e dispense o queijo ralado. Preparadas com essa massa, as panquecas podem receber recheios frios e até serem utilizadas como tortilhas para montar wraps e tacos.

Dica 2: A maneira tradicional de servir panquecas é recheá-las, enrolá-las uma a uma e servi-las com o molho de sua preferência. Se quiser inovar e servir uma entrada diferente, use-as abertas para montar uma torre fria, como na nossa foto. Sobre cada panqueca, espalhe recheios diversos, como frango desfiado, presunto picado, alface e tomate e requeijão. Cubra tudo com maionese e sirva com salada verde.

* Receita cedida pela Editora Alaúde, retirada do livro “Sabor sem glúten” da autora Denise Godinho.

Informações nutricionais