Aborto: 64% dos brasileiros diz que a mulher é quem deve decidir

É o que revela uma pesquisa feita com milhares de pessoas em 143 municípios do país.

Apesar de o aborto ser proibido no país, a maioria dos brasileiros acredita que as mulheres devem ter autonomia para decidir se querem ou não interromper uma gravidez indesejada. Ao todo, 64% da população pensa dessa forma, segundo uma pesquisa encomendada pela ONG Católicas Pelo Direito de Decidir, e realizada pelo IBOPE Inteligência, em fevereiro. O estudo ouviu 2002 pessoas, em 143 municípios. Segundo a ONG, a mesma pesquisa foi feita em 2010 e, na época, 61% partilhavam dessa opinião

O estudo também divulgou que 9% dos entrevistados atribuem o poder de decisão ao marido/parceiro, 6% mencionam o Judiciário, 4% a igreja, 2% a Presidência da República e 1% o Congresso Nacional. Com isso, 73% das pessoas considera que o aborto deve ser decidido no âmbito privado,  enquanto 12% atribuem tal poder a instituições. 

Outro ponto de atenção da amostragem é que até mesmo os entrevistados que se declaram devotos a alguma religião mostraram-se favoráveis à ideia de que a mulher é quem deve decidir sobre o aborto. Ao todo, 65% dos católicos e 58% dos evangélicos partilham dessa opinião, segundo o levantamento.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s