Alho: aliado da saúde

Com alto valor nutritivo e terapêutico, o alho é cheio de vitaminas e antibióticos naturais, além de dar aroma e sabor às receitas

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 19/10/2009 em

AnaMaria

um conteúdo de

Alho: aliado da saúde

Você não gosta de alho? Descubra os mil 
benefícios dessa hortaliça à saúde 
Foto: Getty Images

De gosto e cheiro intensos, ele transforma qualquer prato numa refeição saudável. Ele contém vitaminas A, B2, B6 e C, proteínas, sais minerais e antibióticos naturais. Quem consome alho ganha boa parte do que o organismo precisa para controlar a pressão arterial e o colesterol, e também previne-se contra o câncer e problemas do coração.

Receitinhas caseiras

Para combater vermes
Amasse 1 dente de alho junto com 3 folhas de hortelã. Adicione 1 xíc. (café) de água e coe em um pano, espremendo bem. Tome 1 col. (sopa) de manhã, em jejum, e outra à noite. Para crianças, dê 1 col. (sobremesa).

Para tratar infecções em geral
Amasse 2 dentes de alho e junte 1 xíc. (chá) de água quente. Espere esfriar, coe e beba. Faça isso três vezes ao dia.

Como consumir

. Apesar de tantos pontos positivos, o ideal é consumir o alho com moderação. Doses elevadas podem provocar cólica, vômito, dores de cabeça e de barriga. Um dente de alho por dia é a medida exata para ter saúde!

. Frito, o alho perde a maioria das propriedades benéficas. Prefira comê-lo cru, descascado e amassado, junto com a comida, ou tome um chá antes de dormir. Em 1 xícara de água ponha 1 dente de alho amassado. Adoce com mel, coe e beba.