Arnica para hematomas e inflamações

A arnica é um dos melhores remédios para tratar machucados com hematomas e inflamações

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 09/11/2010 - 00:00 em

AnaMaria

um conteúdo de

Arnica para hematomas e inflamações

Veja receitas naturais com arnica
Foto: Getty Images

A vovó tinha razão: óleo ou tintura de arnica não podem faltar em casa. Depois de uma pancada, a erva funciona como um santo remédio. E com comprovação científica, segundo pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É que a inolina e a quercitina, substâncias presentes na arnica, têm efeito analgésico e anti-inflamatório, contribuindo para diminuir a dor, o inchaço e os hematomas. Comprove você também!

Óleo medicinal

 
Ingredientes
● 100 g de folhas secas de arnica
● 7 col. (sopa) de azeite de oliva
Modo de preparo
Misture os ingredientes e leve ao fogo em banho-maria, por três horas (sempre com a panela tampada). Esprema bem o resíduo para retirar todo o extrato e coe. Nos casos de dores reumáticas e musculares, use o óleo ainda morno.

Tintura especial

 
Ingredientes
● 100 g de folhas de arnica (secas ou frescas)
● 1/2 litro de água
● 1/2 litro de álcool de cereais
Modo de preparo
Misture os ingredientes, tampe e deixe descansando em local afastado da luz por 15 dias. Coe e coloque em um vidro escuro. Aplique nos locais doloridos a cada seis horas.

E quem sofre de reumatismo?

 
Além de acabar com as manchas roxas, a arnica também pode ser usada por quem sofre de reumatismo. Em forma de talco, serve para tratar irritações de pele em bebês. E, como cosmético, combate a oleosidade e a queda de cabelo.

Todo cuidado é pouco

 
Nem pense em fazer chás com as folhas da arnica, porque a planta possui substâncias extremamente tóxicas, podendo causar vômito, fraqueza, dores abdominais e aumento da pressão arterial. Para saber a dose correta dos remédios homeopáticos (em que essas substâncias são diluídas milhares de vezes), consulte um especialista. E jamais tome sol depois de aplicar a arnica na pele, pois há risco de irritação e reação alérgica. 

 

Mais