Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como acabar com a depressão

Entenda mais sobre a depressão e veja como acabar de vez com esse problema

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 20 jan 2020, 20h15 - Publicado em 8 ago 2010, 21h00
Como acabar com a depressão

1 em cada 5 pessoas tem depressão. 
Se for seu caso, procure ajuda.
Foto: Getty Images

Não confunda depressão com melancolia

– A melancolia é a tristeza que tem uma causa concreta e pode ser superada com o tempo, como o luto.

– A depressão nem sempre tem uma causa concreta e é reconhecida quando a angústia passa a atrapalhar a vida social, o trabalho e a rotina da pessoa. Resultado: o depressivo se distancia dos amigos ou perde o emprego.

Para aliviar a sensação de peso

– Desabafe
Compartilhe suas aflições com alguém de confiança. Assim, você consegue enxergar um acontecimento de forma diferente. Só evite enxergar o mundo sempre de forma negativa.

– Retire a culpa
Você é perfeccionista? Ser muito exigente consigo mesma só vai deixá-la mais frustrada. Quando você traça metas impossíveis, o resultado vira um círculo vicioso: você tenta se superar, não consegue e fica triste. Seja realista.

– Afaste a solidão
Geralmente, as pessoas depressivas têm uma grande vontade de se isolar do mundo. Assim, o sentimento de solidão só aumenta. Mesmo que seja difícil, o ideal é se empenhar em sair de casa e conviver com as outras pessoas. Você pode se inscrever em um curso bacana, que sempre quis fazer, como desenho, pintura, dança ou hidroginástica. Conhecer gente nova e descobrir uma atividade prazerosa fará você se sentir menos só.

Continua após a publicidade

Para se sentir melhor com seu corpo…

Procure criar uma rotina de oito horas diárias de sono e tenha uma dieta equilibrada
Foto: Getty Images

– Caminhe 30 minutos por dia
Fazer exercícios físicos regularmente é uma forma de aumentar a qualidade de vida. Depois da prática, a gente se sente mais leve, feliz e disposta. Experimente caminhar 15 minutos pela manhã e 15 à tarde e sinta a diferença! E nem precisa andar rápido: manter o ritmo mais lento é tão eficiente contra a depressão quanto correr. Tratamento mais fácil que esse, impossível!

– Durma direito
O cérebro funciona melhor quando você dorme oito horas diárias. Tente manter essa rotina por pelo menos seis dias na semana.

– Coma melhor
Uma dieta equilibrada – com legumes, vegetais, proteínas, vitaminas, minerais e gorduras do bem – inclui alimentos que previnem e outros que combatem a depressão. Para se sentir melhor em instantes, coma pães, massas e castanhas.

– Fuja do café e do álcool
Café, álcool, cigarro, energéticos, estimulantes e drogas em geral proporcionam uma euforia imediata, mas, depois, geram tristeza e melancolia. O quadro piora para quem já é dependente químico. Fique longe deles!

Continua após a publicidade

Para melhorar a convivência

– Termine o que começou 
É comum que pessoas deprimidas não concluam tarefas cotidianas por se sentirem desestimuladas. Com isso, deixam de estudar, cuidar da casa e até de educar os filhos. Insistir em cumprir seus afazeres é um passo a mais para a cura. Se alguém na sua casa está deprimido, use o mesmo raciocínio e não libere a pessoa das tarefas que ela normalmente desempenha.

– Aceite sua idade
Envelhecer tornou-se um medo comum: muita gente se deprime ao pensar nos cabelos brancos. Já que o passar do tempo é inevitável, não faça dele um drama. Há vantagens em todas as fases da vida!

– Pratique o bem
Ajudar o próximo faz bem para você e para o outro. É que o corpo interpreta isso como algo prazeroso e libera os hormônios do bem-estar. 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.