Doenças respiratórias: problemas que atacam os pulmões

Com a baixa umidade, as doenças respiratórias não hesitam em surgir. Conheça os seus principais sintomas e fuja delas!

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 01/09/2010 em

AnaMaria

um conteúdo de

Doenças respiratórias: problemas que atacam os pulmões
Lorena Verli

Qualquer pessoa pode ser vítima de 
doenças pulmonares
Foto: Getty Images

As doenças respiratórias são um grave problema. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, no Brasil há cerca de 18 milhões de asmáticos, 8 mil novos casos de tuberculose e 200 mil vítimas de câncer de pulmão a cada ano.

Para a pneumologista Marida Andrade Lima, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, qualquer pessoa pode ser vítima de doenças pulmonares. "Se alguém tem tosse persistente, falta de ar, produção de catarro e chiado no peito por longos períodos, deve procurar um pneumologista", alerta.

3 enfermidades que atrapalham a respiração

1. Pneumonia
Infecção causada por bactérias, fungos ou vírus que irrita algumas partes dos pulmões e faz com que eles se encham de pus e líquidos.

- Sintomas: febre, calafrios, aceleração do pulso, respiração ofegante, dores de ouvido e garganta, dores reumáticas e torácicas e tosse com escarro ou sangue.

- Fuja dela! A pneumonia pode surgir de um simples resfriado mal curado. Por isso, manter a carteira de vacinação em dia diminui os riscos de desenvolver a doença.

2. Bronquite
É a infecção dos canais que levam o ar aos pulmões (brônquios). Causa produção excessiva de muco e dor ao tossir. Refluxo, fumo e poluição aumentam o risco de se desenvolver esse mal.

- Sintomas: tosse constante, expectoração pegajosa e dificuldade para respirar.

- Fuja dela! De acordo com uma pesquisa americana, a vaporização ajuda a limpar o muco dos pulmões. Durante um banho mais quente, inspire profundamente o vapor da água.

3. Enfisema pulmonar
Doença que faz o pulmão perder a elasticidade necessária para realizar uma boa respiração. Pode ser causada pelo cigarro, por alergia, envelhecimento ou doenças autoimunes.

- Sintomas: fraqueza, falta de ar, perda de peso, pouca tosse, tórax rígido e constantes inflamações no pulmão. A doença pode ser controlada, mas os danos pulmonares que ela causa são irreversíveis.

- Fuja dela! Tire o cigarro da sua vida. Ele é um dos principais causadores do enfisema. A poluição também é bastante prejudicial.

Cuide bem dos seus pulmões!

Doenças respiratórias: problemas que atacam os pulmões

Consuma alimentos fonte de vitamina C
Foto: Getty Images

- Consuma muitas vitaminas
Especialmente a C, encontrada em frutas como laranja, limão e abacaxi. Ela ajuda a prevenir inflamações que podem atacar os pulmões.

- Mantenha sua casa ventilada
Isso ajuda a eliminar vilões da respiração, como ácaros, fungos e bactérias.

- Não fume
Os efeitos do cigarro pioram muito em ambientes fechados. Filhos de pais fumantes apresentam cinco vezes mais resfriados que os de não fumantes.

- Durma bem
Essa é a melhor forma de evitar a fadiga, problema que enfraquece o organismo e o deixa fragilizado.