Queimaduras de sol: dicas de prevenção e tratamento

Aprenda a se proteger do sol para evitar queimaduras e conheça algumas curas caseiras para o problema

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 01/02/2011 em

AnaMaria

um conteúdo de

Queimaduras de sol: dicas de prevenção e tratamento
Alessandra Moura

Evite o bronzeado excessivo
Foto: Getty Images

Todo ano é a mesma história: a gente se prepara para o verão com roupas vaporosas, biquíni novo e muita animação. Porém, a época mais quente do ano também causa alguns efeitos indesejáveis. Entre eles está a queimadura de sol. Afinal, quem nunca exagerou no bronzeado? Para resolver esse inconveniente, o dermatologista Cesar Cuono, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, ensina o que fazer:

Sintomas

A queimadura de sol possui vários graus: da pele vermelha até levantar bolhas. "A mais grave, de terceiro grau, deixa o corpo com a mesma aparência de queimadura por água fervendo", explica Cesar Cuono. Geralmente, a região descama após alguns dias - a famosa pele "descascada".

Proteja-se

Use protetor solar todos os dias e reaplique depois de suar e entrar na água. Se a pele é negra ou morena, use FPS 15 ou mais. Já se é branquinha e quase sempre fica vermelha, o FPS deve ser igual ou maior que 30. Nunca passe misturas caseiras para se bronzear: elas podem provocar queimaduras sérias ou piorar a condição da pele já agredida pelo sol.

Ih, já foi...

Se você está queimada, com o corpo vermelho e dolorido, evite se expor aos raios solares. Use camiseta de algodão, chapéu ou boné e permaneça na sombra, especialmente entre 10h e 16h - regra que vale para todo mundo.

Queimaduras de sol: dicas de prevenção e tratamento

Use chapéu e camiseta quando estiver queimada e dolorida
Foto: Getty Images

Cuidado!

Se a pessoa queimada ficar com febre, náusea ou mal-estar, procure um médico. Levantou bolhas na pele? Não estoure! Se isso acontecer, corra para o pronto-socorro, pois a ferida aberta pode infeccionar.

Curas caseiras

· Clara de ovo: Forma uma película protetora e hidratante. Com a pele limpa, passe a clara onde estiver vermelho e deixe por uma hora. Depois, enxágue com água fria. 

· Água com amido de milho: Faça uma papinha com a mistura e passe na queimadura. Deixe agir por meia hora e enxágue com água fria. 

· Chá de camomila gelado: Acalma a pele e melhora a ardência. Faça compressas com algodão ou um pano macio embebido no chá gelado.

Lembre-se

Os raios ultravioleta são responsáveis por 80% do envelhecimento precoce (manchas, rugas, flacidez...) e por triplicar o número de casos de câncer de pele nos últimos anos. Não bobeie, menina, previna-se já!