Esclareça dúvidas sobre o nascimento dos primeiros dentes

É normal um bebê de 8 meses ainda não ter nenhum dentinho? Pode dar algum medicamento para que ele não sinta dor quando os dentes começarem a nascer? Veja as respostas das especialistas!

Escrito por

Redação Bebê.com.br

Atualizado em 05/07/2015 em

Bebê
Os primeiros dentes do bebê
Thinkstock/Getty Images

Qual medicação o bebê pode tomar para não sentir dores enquanto os dentinhos estão nascendo?

“O procedimento mais indicado nessa fase é a massagem gengival, que pode ser realizada com uma dedeira de silicone. A massagem ajuda a romper mais rapidamente a barreira gengival. Em casos de febre, consulte o pediatra, que indicará uma medicação adequada. Devemos evitar dar remédios ao pequeno nessa fase, pois o nascimento dos dentes é um processo natural, que passa e não gera nenhuma consequência para o bebê”, orienta a dentista Renata Cavassa, de São Paulo.

Meu bebê tem 8 meses e ainda nem sinal de dentinho. É normal?

Se a criança tiver nascido no tempo certo e não surgir nenhum sinal de dente até completar 1 ano de idade, o odontopediatra pode solicitar a radiografia. “Na maioria das vezes, esse atraso se dá por conta de uma gengiva fibrosa, que segura o dente”, diz a dentista Camila Oda Maeda, de São Paulo. Muitas mães acreditam que o dente que nasce mais tarde tem mais força. Não é bem assim. “Na verdade, ele só está guardado na gengiva e, portanto, fica menos exposto aos agentes que causam a cárie”, explica a odontopediatra Tânia Lima Barbosa, de São Paulo. Lembre que, se o bebê nasceu prematuramente, é comum que tenha atraso na dentição.